sábado, 7 de junho de 2008

Uma novela política em Belo Horizonte

Romeu Pimentel e Julieta Neves
Rafael Póvoa




A Novela das Eleições Municipais em Belo Horizonte já deu o que falar, e olha que estamos só nos primeiros capítulos. Com todo respeito, confesso que não resisti à comparação entre a aproximação do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT) com o clássico “Romeu e Julieta” (por favor, sem respectivamente).

Pois bem, escolha qualquer um deles para representar os papéis, mas o fato é que ambos os políticos já estavam “flertando” há algum tempo, além disso, sempre tiveram uma relação de admiração e respeito mútuos. De modo que tudo corria bem neste “romance” e um “felizes para sempre” parecia o final desta história.


Nascimento do Filho


A alegria do “casal” foi ainda maior com o nascimento do “filho”: Márcio Lacerda (PSB) – ex-Secretário de Desenvolvimento do governo Aécio Neves e “herdeiro” natural do “trono” de Fernando Pimentel. Apesar de pouco conhecido do grande público, Lacerda foi um consenso entre governador e prefeito.


Famílias Rivais estragam a paz


Porém, Aécio e Pimentel haviam se esquecido que suas famílias (PSDB e PT, respectivamente) são inimigas mortais. É a vida imitando a arte...

Gozando de maior prestígio entre os “familiares” Tucanos, Aécio não teve problemas em convencê-los de que a União com Pimentel seria “feliz para sempre” (lê-se 2010). No entanto, Pimentel não contava que os “invejosos irmãos” (Patrus e Dulci”) pudessem atrapalhar sua felicidade. Dizem as más línguas que a tradicional família petista teria ainda renegado este “filho” e que estariam indignados por não terem sido informados sobre o “namoro”.

A vingança dos irmão malvados
Mineiramente, os “Irmãos Malvados” se vingaram e convenceram os “tios lá de Brasília” que o “casamento” “mancharia” o nome da família. Então, no dia 26 de maio, eles vetaram a união e exigiram o fim do “noivado”.

Esperançoso, Pimentel acreditava que uma relação informal com Aécio ainda seria possível. Desta vez, foi a família dos Tucanos quem não aceitou “juntar os trapinhos”. Afinal, o sonho era mesmo de um belo “casamento”. Parece que o próprio Aécio não teria ficado satisfeito com tamanha informalidade.

Cenas do próximo Capítulo
“Quem vai ficar com Márcio?”

Neste momento, quem parece estar perdido é o “filho do casal”, afinal Márcio não sabe quem terá sua “guarda”. Porém, ao que tudo indica, Aécio é quem deverá se unir ao PSB. Segundo os Tucanos, a culpa é da família PT, pois foram eles quem desmancharam o “noivado”. Assim sendo, parece que Pimentel terá que encontrar outro “herdeiro” que pode ser uma “prima distante” (a deputada Jô Morais do PCdoB) ou um "amigo da família" (ex- Secretário Municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares).
Restam ainda várias dúvidas sobre o final desta emocionante história: será que após o fim do “belo romance” ficou algum ressentimento? Ou ainda, qual será a postura de Aécio e Pimentel nestas eleições?

Porém, as respostas só apareceram nos próximos capítulos...

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem viver verá!!

Anônimo disse...

E enquanto isso a militância do partido aqui em BH vai escolhendo seus candidatos por conta própria... Será que isso nos remete a 1996 de alguma maneira?

O Caminho disse...

Só esperando mesmo para saber... porém, o Pimentel garante que a Aliança será efetivada.

Abs,

Rafael
P.S: Virgílio, espero que continue participando! Sugestões, opíniões e críticas são sempre bem vindas.