Dia da Consciência Negra
Lucas Alvarenga
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Mais de 300 cidades vão adotar, na próxima quinta-feira (20), o feriado do Dia da Consciência Negra. O feriado não é nacional e será facultativo em algumas cidades
Para marcar o Dia da Consciência Negra, a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) vai promover, a partir das 14h de quinta-feira, uma atividade cultural na Praça XV, no Rio de Janeiro. O evento contará com a instalação de um monumento em homenagem a João Cândido, o “Almirante Negro”, que liderou a Revolta da Chibata de 1910.
Em Itabira o Movimento da Consciência Negra (MCN) não programou nenhuma celebração.
*********************************
Muito bom as comemorações em todo o Brasil* sobre o Dia da Consciência Negra, nós do Blog O Caminho apoiamos qualquer iniciativa para festejar este dia e abominamos qualquer tipo de preconceito.
* Desculpe a franqueza mas já era de se esperar que em *Itabira não aconteça nenhuma comemoração sobre o Dia, saibam que o Movimento Negro da cidade também é composto pela prefeitura e seus membros escolhidos pelo prefeito.
Oh!
Nenhum comentário:
Postar um comentário