quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cultura mora ao lado

Lucas Alvarenga




Estação da Música de Santa Bárbara recebe concerto de piano




A Escola de Música – Estação da Música José Luiz Pinto Coelho, em Santa Bárbara, recebe, no próximo sábado (29), o I Concerto de Piano desde sua inauguração. A apresentação, um duo pianístico, será realizada pela diretora artística do Palácio das Artes, Sandra Almeida, que tocará com a pianista Cristina Guimarães.

O concerto está marcado para as 18 horas e trará músicas brasileiras e latino-americanas de grandes compositores, como Francisco Mignone, Villa-lobos, Piazzolla, entre outros. Na ocasião, estarão presentes alunos da Escola. Além de Santa Bárbara, a pianista se apresentará em Ouro Preto e Belo Horizonte.


Estação da Música

A Escola é um projeto da atual Administração que dá oportunidade para que crianças e adolescentes, que tenham aptidão para a música, possam ter uma formação qualificada na área. É um ambiente onde a formação clássica de orquestra sinfônica e o ensino de música popular são combinados e oferecidos aos estudantes.

A Estação da Música funciona no antigo Armazém da Estação Ferroviária, que foi totalmente restaurado para receber as aulas de canto, flauta transversa, clarineta, sax alto, sax tenor, trompa, trompete, trombone, violino, viola (de orquestra), violoncelo, contrabaixo, violão, guitarra, baixo elétrico, bateria, percussão e piano.

Um dos projetos da Estação é a criação da Orquestra Sinfônica de Santa Bárbara, que terá como modelo a Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes, sob regência da Maestrina Ângela Pinto Coelho, neta do pianista José Luiz Pinto Coelho, que dá nome à Estação.

A Estação da Música faz parte da política de desenvolvimento sócio-cultural da Prefeitura de Santa Bárbara e está instalada no complexo da antiga estação de trem da cidade, que também já está sendo restaurada para receber o Centro de Desenvolvimento do Artesanato e o Museu da Ferrovia.

Fonte: Virtuai

************************************

Um luxo para uma cidade do interior, bem do ladinho de Itabira.

Nenhum comentário: