segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Brasileirão: reta final

Hexa ou tri?
Parecia que o título seria decidido na última rodada e que cinco equipes brigariam até o fim. Mas esqueceram de combinar com o sempre eficiente São Paulo (1º com 71 pontos), que cresceu na hora certa e praticamente garantiu o título na 36ª Rodada.

Faltando apenas duas rodadas para o final, o tricolor paulista abriu cinco pontos em relação ao Grêmio (2º com 66). A equipe paulista pode ser matematicamente campeã se vencer o Fluminense (13º com 43), domingo (30/11), em pleno Morumbi.

“Salve o Tricolor Paulista”
Goste você ou não do futebol pragmático da equipe do Morumbi, o fato é que o time de Muricy Ramalho e Rogério Ceni está fazendo história no cenário nacional. Os dois se destacaram em 2006, 2007 e 2008 podendo ser parte do histórico hexacampeonato brasileiro e, especialmente, do primeiro tri consecutivo.

Além disso, não podemos deixar de considerar que o São Paulo merece o título, principalmente, devido a brilhante arrancada no returno. Depois de um primeiro turno irregular (em que o time não estava nem no G4), o tricolor se recuperou e está invicto há 15 rodadas (a última derrota foi no dia 17 de agosto contra o Grêmio – 1X0 no Olímpico), empatou cinco jogos e venceu os dez. Nesta reta final, os comandados de Muricy se superaram e conseguiram cinco vitórias consecutivas. Agora só falta uma...

Briga agora é pela Libertadores
Após a derrota (4X2) diante do Vitória (10º com 48), o Grêmio (2º com 66) também sente a ameaça de ficar de fora do G4. É que Palmeiras (4º com 64) e Cruzeiro (3º com 64) venceram Ipatinga (20º com 34) e Flamengo (5º com 63), respectivamente, e esquentaram a disputa por uma vaga.

Cruzeirão no Mineirão
Polêmicas à parte (sobre um eventual pênalti em cima do atacante Flamenguista), o fato é que o Cruzeiro mostrou sua força em casa e foi sempre superior ao Flamengo. O resultado (3X2) fez jus ao desempenho da equipe de Adilson Batista.

Palmeiras vivo; já Ipatinga...
Só um milagre salva o Ipatinga após a derrota (2X0) para o Palmeiras no Parque Antártica. O time do Vale do Aço precisa vencer as duas últimas partidas e ainda torcer por uma série de resultados. O Tigre deverá ter um 2009 de segunda tanto no Mineiro, quanto no Brasileiro.

Cem ou Sem???
No ano do Centenário, o Galo (12º com 47) terá dois jogos para atingir a marca de 100 gols no ano. O minúsculo feito poderá sair contra o Santos, justamente no Mineirão.

No entanto, a derrota (3X0) contra o Sport (11º com 48) reflete bem os poucos motivos para o atleticano celebrar. Os cem gols e a classificação para a Sul-Americana servirão apenas como consolação para os fiéis torcedores do Galo.



Nenhum comentário: