terça-feira, 5 de agosto de 2008

Certezas e dúvidas do Brasileirão 2008

Quem vai ser o Campeão?
Quem vai para a segundona?
Quem consegue vaga na Libertadores?
Rafael Póvoa

Após 17 rodadas, o Campeonato Brasileiro começa a apontar algumas certezas e outras tantas dúvidas sobre algumas surpresas e decepções. Afinal, neste momento nenhuma das equipes pode justificar seus fracassos em outras competições.

A regularidade de Grêmio (líder) e Cruzeiro (vice-líder) já credenciam as equipes como candidatas – pelo menos – a uma vaga na Libertadores. Além disso, acredito que mineiros e gaúchos tenham reais condições de brigar pelo título. Por outro lado, o crescimento de Palmeiras (3º ) e São Paulo (4º ) promete esquentar a disputa.

Após início espetacular, o Flamengo parece ser a maior incógnita da competição. Conquistando apenas dois pontos em seis jogos, os rubro-negros caíram da 1ª para a 6ª posição . Entretanto, a equipe tem potencial para continuar lutando.

“Cavalo paraguaio?”
Até o momento, o Vitória é a mais grata surpresa da competição. Com um time jovem e ofensivo, a equipe baiana ocupa a 5ª posição . Todavia, a inexperiência de alguns jogadores e o crescimento de equipes mais fortes podem impedir que os baianos voltem a ocupar as primeiras posições.

Correndo por fora
Confesso que me decepcionei um pouco com o início do Internacional. Entretanto, com o recente crescimento da equipe e a contratação de D’ Alessandro, não ficaria surpreso se os Colorados chegassem à reta final brigando por uma vaga na Libertadores, ou quem sabe até pelo título.

O Fantasma que assusta
No início da competição quando víamos na zona do rebaixamento equipes como Santos (que fez uma boa Libertadores) e Fluminense (vice-campeão da competição continental), logo pensávamos: “Esta é uma situação temporária.” Porém, as rodadas foram passando e o Fluminense é o vice-lanterna, enquanto o Santos amarga a 17ª posição.
Moral da história: se continuarem pensando assim, santistas e/ou tricolores podem viver o drama do rebaixamento. Obviamente, muita coisa pode acontecer, mas todo cuidado é pouco.
Entretanto, acredito que clubes como Ipatinga, Atlético Paranaense, Náutico e Portuguesa tenho elencos mais fracos que Santos e Fluminense. Sendo assim, pelo menos um – se não ambos – deva se safar.

Novo América de Natal
Desde a 1ª rodada, alguns membros da mídia apostavam que o calouro Ipatinga repetiria a malfadada campanha do América de Natal. Pois bem, apesar de algumas boas partidas, o Tigre vem fazendo jus ao apelido e, no momento, está na lanterna da competição.


A maldição do Centenário?
Nem de longe este é o Centenário que sonhava a torcida do Atlético Mineiro. Após fracassar no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, o Galo faz uma campanha bastante irregular no Brasileirão. A equipe – que já teve três treinadores diferentes – oscila entre a sul-americana e a zona de rebaixamento.

Certezas
Com tantas dúvidas podemos esperar um Campeonato bastante disputado e definições (título, Libertadores, Sul-americana e rebaixamento) somente nas últimas rodadas. Estas são as únicas certezas que podemos ter. Porém, nunca é demais arriscar seus palpites.

Palpites:
Título:
Acredito que Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo (não necessariamente nesta ordem) têm mais potencial.
Libertadores: Além dos times citados acima, considero que Flamengo, Internacional e Grêmio tenham condições de brigar por uma vaga e eventualmente pelo título.
Rebaixamento: Na minha visão, Ipatinga, Atlético Paranaense, Náutico e Portuguesa têm os elencos mais fracos. Embora ainda veja com preocupação a situação de Santos e Fluminense.
Enquanto o Goiás parece ter escapado - tanto pelos reforços, quanto pelo rápido crescimento do time - Atlético Mineiro e Vasco vivem momentos de total incerteza na competição.

Nenhum comentário: