sábado, 31 de maio de 2008

A importância de uma racha


Calma pessoal, estamos falando de política! Para os mais desavisados, Itabira sorrateiramente está respirando o clima das eleições 2008. É reuniões pra lá, parcerias pra cá, promessas, saco de cimento de um lado, tijolo do outro, menos dentadura. Os pré-candidatos estão a toda para pegar uma “beradinha” nos próximos 4 anos.

De um lado está a situação, com dinheiro na mão e muito mistério. Não se sabe se João vai e com quem vai, para alguns ele não vai para outros ele não pode ir. Mas para quem tem ido até em aniversário de líder comunitário e a cada 5 notícias nos jornais da cidade 15 são de inaugurações do Prefeito, só pode estar fazendo sua campanha e com força total.

Do outro temos o grupão, formados até então por PT, PV e PC do B. A oposição se une para derrubar a dinastia PFL-PSDB-PL. Meio timidamente ainda e com poucos recursos o bloco angaria com muita lábia e persistência cada voto.

E a galinha dos ovos de ouro? É o PMDB que não se decide, está só no diz-que-me-diz. Os edis eleitos pelo PMDB na eleição passada, que migraram para a situação, diz apoiar o governo. Mas o próprio presidente do partido e a ala esquerda querem entrar para o grupão. A meu ver está situação será a grande chave da eleição, a quem o PMDB apoiar será uma força expressiva que poderá contar na urna.

Quem viver verá!



by Lucas Alvarenga

4 comentários:

Marcos disse...

Boa, Lucão! O time do O Caminho está crescendo.

Como as eleições também se tratam de disputas entre situação e oposição penso que, no caso de Itabira, as coisas realmente estão muito favoráveis para o governo. E concordo que a decisão ficará mesmo nas mãos do PMDB itabirano, se for para o lado do "grupão", citado na matéria, estes passam a ter melhores chances, mas se ocorrer o contrário, a prefeitura praticamente continuará garantida para a "dinastia" também nos próximos 4 anos.

Marcos disse...

Ps.: Em meu comentário anterior faltou mencionar que existe também uma terceira hipótese: que é o PMDB ficar em cima do muro e lançar candidatura própria.

Também não seria improvável, pois a algum tempo já se cogitava essa idéia dentro do partido, tanto que chegaram a lançar o ex-gerente geral da Vale, Vicente Bernardes, como pré-candidato à prefeitura de Itabira.

Rafael Póvoa disse...

Achei ótima a iniciativa de escrever sobre a política em Itabira. Acho que o nosso "caminho" deve sempre passar por nossa querida cidade!

As eleições estão chegando e não podemos esquecer de Itabira...


"Com o chicote numa mão e o dinheiro na outra"... fase do lendário ACM em que explicava como elegia governadores e prefeitos na Bahia.

Anônimo disse...

É verdade, tem a hipótese do PMDB quere lançar candidatura própria com Vicente Bernardes, ao meu ver será um tiro no pé, pois é um nome sem muita expressão. O PMDB tenta amarrar dos dois lados, garantindo assim alguma pasta mas se demorar mais eles mesmo vão acabar se amarrando