terça-feira, 28 de outubro de 2008

Terrinha ganha mais um livro...

Lucas Alvarenga
Roneijober Andrade retrata o cotidiano rural de Itabira em livro

Ruralidades, esse é o título do livro de fotografias em preto e branco que Roneijober Andrade lançou em 24 de outubro, às 20 horas, na Casa de Drummond. São mais de cem imagens retratando o cotidiano da vida no campo: os ofícios, os personagens, a cultura, as fazendas, são alguns dos temas. Junto com o livro também houve uma exposição com cerca de 40 imagens constante na obra impressa. Parte do projeto foi viabilizada com recurso da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, a Lei Drummond, tendo como incentivador a Sérvulo Construções e Estruturas Metálicas.

Ruralidades, portanto, contém ar puro, água boa, muito verde, ainda que preto-e-branco, e gente. O livro mostra animais na lida do campo, igrejas, capelas e objetos de couro, ferro e madeira, que auxiliam o homem em oficinas, alambiques, cozinhas e moinhos. Mas mostra, no entanto e principalmente, gente. Gente fazendo queijo, rapadura e cachaça; gente só olhando para o tempo; gente dançando umbigada no terreiro; gente em devoção defronte do Menino Jesus; gente levando leite tirado por gente para gente beber. Gente ao pé da igreja em festa, uns para rezar, outros para ver se alcançam a graça de uns pecadinhos a mais, daqueles que se cometem gente com gente.

Em formato 28x31, o livro tem capa dura, encadernação de luxo e é impresso em papel couchê fosco 150 gramas. O preço sugerido de venda é R$ 39,90. Parte do projeto foi viabilizado por meio da Lei Drummond, de incentivo à cultura municipal, e contou com o patrocínio da empresa Sérvulo Construções e Estruturas Metálicas. O prefácio é assinado pelo jornalista itabirano Marcos Caldeira Mendonça, editor do jornal O TREM Itabirano. Exposição - A Casa de Drummond também abrigará uma exposição do fotógrafo com 40 imagens publicadas no livro. A mostra será aberta paralelamente ao lançamento de Ruralidades e ficará em cartaz até 10 de novembro.

Fonte: Sites Defato e Via Comercial
********************************************
Taí uma ótima iniciativa do Governo e do autor. Se cada prédio levantado fosse lançado um livro, tava baum!!
Viva a Cultura...

Um comentário:

Anônimo disse...

Peraí... li no Estado de Minas de hoje que este lançamento faz part das comemorações do Mês de Drummond que termina essa semana!!!
Mês de Drummond???? de onde será que esse povo tirou isso? É a 1º vez que ouço este nome no mês, e olha que já estamos no final. Foi-se o tempo que a cultura em Itabira era Cultura.
Quem sabe um dia se torne Referência Nacional! mas se não der pode ser Referência Municipal mesmo.