domingo, 7 de setembro de 2008

Independência do Brasil

“Independência ou Morte?”
Hoje, 7 de setembro de 2008, há 186 anos foi declarada a Independência do Brasil. Nostalgicamente, me lembro de minha infância e dos desfiles que realizávamos nas escolas. Anseio pelo futuro, quando terei a oportunidade de assistir meu filho nos mesmo desfiles.

Independente dos problemas que nosso país enfrentou e continua encarando, acho indispensável comemorar estas datas. É como um aniversário – por falar nisso o meu é amanhã – que deve ser sempre celebrado mesmo quando estamos desanimados com o inevitável envelhecimento.

Pensando nisso, o jornal “O Caminho” preparou esta matéria especial para celebrar nossa emancipação políitica. Confira!

Independência do Brasil
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Alguns aspectos da versão oficial, no entanto são contestados por alguns historiadores.

A moderna historiografia em História do Brasil, entretanto, remete o início do processo de independência à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

7 de Setembro
Eventos históricos
1822 - É declarada a Independência do Brasil.
1822 - O Príncipe Regente é saudado em São Paulo como o primeiro Imperador do Brasil e executa o Hino da Independência.
1922 - Emancipação política da cidade de Itabirito - MG
1922 - Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa
1949 - Fundação oficial da República Federal da Alemanha
1961 - Toma posse o presidente brasileiro João Goulart e inicia-se o primeiro regime parlamentarista no país
1963 - She Loves You, a canção dos Beatles que mais vendeu até hoje no Reino Unido chega ao "top 1" nas paradas de sucesso britânico.
1979 - Início das transmissões da emissora norte-americana ESPN
1998 - Criado o site de pesquisas Google.com

Nenhum comentário: