sexta-feira, 26 de setembro de 2008

26 DE SETEMBRO - DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Lucas Alvarenga
As relações públicas na América Latina apresentavam, durante os anos 50, uma importante demanda de conhecimentos e exigências. As empresas começaram a adotar medidas para preparar diretores que soubessem relacionar-se com seus públicos numa sociedade cada vez mais complexa. A função de Relações Públicas começa a tomar protagonismo e a requerer maior atendimento por parte das Universidades e dos profissionais. Começam a surgir associações profissionais nas diferentes cidades da América para promover e retroalimentar a atividade que começa a enfrentar novos e constantes desafios.

26 de setembro do ano de 1960, na cidade de México, é fundada a Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP), com a presença dos países assistentes: Brasil (Paulo Einhom), Chile (Angel C.Sanlueza), Colômbia (Dr. Andrés Samper), Cuba (Dr. Arnaldo Sehwerert Ferrer), Estados Unidos mediante a American Public Relations Association (Louis García) e a Public Relations Society of América (Kenneth Youel), Panamá (Luis Raúl Fernández), Porto Rico (Ramón Casablanca) e Venezuela (Tery J. León). Posteriormente, neste dia foi instituído como "Dia Interamericano das Relações Públicas" e celebrado em todo o continente.

Três anos depois de sua criação, em outubro de 1963, durante a presidência de Ney Peixoto do Vale (Brasil), na IV Reunião do Conselho Diretor celebrada no Rio de Janeiro se define o seguinte conceito de Relações Públicas:

"Relações Públicas são uma disciplina sócio-técnico-administrativa mediante a qual se analisa e avalia a opinião e atitude do público e se leva a cabo um programa de ação planificado, contínuo e de comunicação recíproca, baseado no interesse da comunidade, destinado a manter uma afinidade e entendimento proveitoso com o público."

Esta noção é básica e universal, vigente em sua essência e modificada pelos avanços e investigações, só com o propósito de crescer e nunca com ânimo de desvirtuar a visão original.
São muitos os desafios que ainda enfrentam as Relações Públicas: as demandas atuais produzem uma diferença entre os requerimentos tecnológicos, a agilidade na comunicação mundial e a realidade dos países latinoamericanos. Nos últimos anos a CONFIARP se esforçou por criar espaços nos quais as instituições profissionais de Relações Públicas possam estreitar os laços, inserir-se na era global e reflexionar sobre os temas de cada região; além de procurar novas formas de incentivar a investigação, o desempenho profissional e a aproximação com as problemáticas sociais e econômicas próprias da América Latina.
*********************************************
Aproveitando, registro o aniversário de 2 anos do Grupo Horizonte RP, do qual fiz parte em sua criação. uim grupo que busca ajudar a profissão de Relações Públicas a ser mais reconhecida em Belo Horizonte e Minas Gerais, e fazemos isso colocando os profissionais e estudantes em contato, fomentando em diversos canais uma rede de troca que agregue conhecimento e incentive o desbravamento do mercado e uma consciência do profissional como membro de uma categoria, com interesses que podem ser buscados e alcançados coletivamente.
Valeu Amigos!!

Um comentário:

Rafael Póvoa disse...

Desculpe pelo atraso no comentário...

Parabbéns pelo dia Lucão!


Parabéns ainda para Terência e para Samira (futura RP)!