sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

De olho na preservacao

Lucas Alvarenga


Museu de Itabira receberá 200 mil em obras de revitalização


O prédio do Museu de Itabira, casarão localizado no Centro Histórico da cidade, com mais de um Século, deve estar totalmente restaurado nos próximos cinco meses. Conforme o engenheiro civil Eduardo Antônio Oliveira Santos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Turismo, as obras começaram em dezembro do ano passado, mas foram retomadas agora (fevereiro), por causa das chuvas de janeiro.

O casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), receberá nova pintura interna e externa, substituição do telhado, assoalhos e forros que serão recompostos. Serão investidos R$205 mil na reforma.

Os investimentos são do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio do Programa de Revitalização do Patrimônio Cultural. Mais de 50 imóveis, a maioria do Século XX e XIX, já foram recuperados pelo município. A

lém do Museu, outro casarão, a Casa do Bráz, incendiada criminosamente há pouco mais de quatro anos também está em reforma. As obras deste sobrado também devem ser entregues a sociedade em junho deste ano.

Fonte: Via Comercial

***************************************

Já não era sem tempo. Para quem não se lembra em meados do ano passado escrevi uma nota sobre o descaso do poder público sobre os casarões da cidade.

Nenhum comentário: