sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Que venha a cultura... que chiqueza que tá agora!

Lucas Alvarenga


FCCDA apresenta Concerto com a mezzo-soprano Rhaíssa Cerqueira e o violonista Daniel Morais no próximo domingo




No próximo dia 25, domingo, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira, com o apoio da Gerdau através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realizam duas apresentações do Concerto com Rhaíssa Cerqueira e Daniel Morais, o duo apresenta canções da renascença, do barroco e do romantismo, composições de John Dowland, Caccini, Bach, Bellini, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, e às 19h30, na Igreja Batista Central.

O Duo existe desde 2004, e foi criado por acaso. O Repertório é exclusivamente erudito e diversificado, inclui compositores do séc. XVI ao séc. XX. e é formado principalmente por canções Elizabethanas (Fim da Renascença). Atualmente o duo dedica-se a ampliar o repertório barroco e em breve será formado por canto e theorba.


Rhaíssa Cerqueira

Soprano cursa o bacharelado de canto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Apresentou-se em importantes palcos do Rio de Janeiro e Minas, inclusive no Grande Teatro do Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado) em Belo Horizonte.É preparadora vocal de três coros em Contagem e Vespasiano.Dedica-se como solista ao repertório barroco.

Daniel Morais

Violonista há 31 anos cursa o bacharelado de violão na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).Já gravou um cd de duo de violão chamado Caminhos Gerais, já apresentou-se na Europa (Espanha) , no Brasile e em importantes palcos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, e Minas onde apresentou-se em todos os teatros importantes incluindo o Grande Teatro do Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado) em Belo Horizonte.

Atualmente dedica-se ao estudo da Theorba, seu novo instrumento, e ao repertório barroco.

**************************************

Concerto: Um concerto é uma composição musical caracterizada por ter um ou mais de um instrumento solista com acompanhamento de um grupo maior, sobre o qual o solista se destaca. Juntamente com a ópera, o concerto foi praticamente o único estilo clássico que sobreviveu à conturbada história da música erudita.

Mezzosoprano: do Italiano (em Português, meio soprano), é voz feminina intermédia entre o soprano e o contralto. O mezzo geralmente apresenta um timbre mais encorpado que o soprano e tem uma extensão maior na região central-grave.

Theorba: Esse não sei mas não venham pensar em besteiras viu.

Nenhum comentário: