sexta-feira, 25 de abril de 2008

Entre Zebras e Clássicos


O torcedor brasileiro espera ansiosamente a definição de seus campeões estaduais. Confesso que a maioria desses campeonatos não credencia uma equipe para ser favorita em competições como a Libertadores, o Brasileiro ou a Copa do Brasil. Entretanto, para os que freqüentam os estádios ou assistem às decisões em casa o que vale é comemorar o título. E se este vier contra o grande rival, o sabor da conquista é ainda melhor.
Alguns torcedores, como os cariocas, paranaenses, catarinenses e mineiros, terão um clássico na final de seus campeonatos. Outros, como gaúchos e paulistas, tiveram surpresas ao longo da competição e terão o famoso embate entre “David e Golias”. Embora seja preocupante para os que ficaram pelo caminho, a “zebra” é um dos atrativos que dão certo charme aos Campeonatos Estaduais.


Campeonato Mineiro
Com exceção do rebaixamento do Ipatinga – equipe que disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro neste ano – não houve grandes surpresas na competição e a decisão será mesmo entre os grandes da capital. Cruzeiro e Atlético decidem o Campeonato Mineiro pela 43º vez. A equipe celeste leva uma ligeira vantagem sobre o Galo, pois teve melhor campanha na fase de classificação e joga por dois resultados iguais (dois empates ou uma derrota e uma vitória pela mesma diferença de gols). Entretanto, o cruzeirense – como bom mineiro – deve ficar desconfiado. Afinal, na decisão do ano passado, a Raposa foi surpreendida e perdeu o primeiro jogo por 4 X 0 e, mesmo reagindo no segundo confronto (2 X 0), deixou escapar o título.
O sabor especial da disputa fica por conta do Centenário do Clube Atlético Mineiro que pode conquistar o seu 40º título estadual e aumentar a diferença em relação ao Cruzeiro Esporte Clube (atualmente com 34 títulos). Por outro lado, o rival sempre almeja estragar a festa do seu grande adversário.
A “batalha” começa neste domingo (dia 27) e será decidida no dia 04 de maio. Ambos os confrontos serão realizados, às 16h, no Mineirão.


Campeonato Paulista
Embora seja ruim admitir, os paulistas estão um passo à frente no que diz respeito aos campeonatos estaduais. Além de possuir um maior número de grandes times, as equipes do interior de São Paulo costumam investir mais do que as dos demais estados. Talvez por isso, só restou a são paulinos, santistas e corintianos torcer pela Ponte Preta na decisão contra o “todo poderoso” Palmeiras. Obviamente, existe um grande favoritismo do lado alviverde que investiu pesado para esta temporada. Além do vitorioso Vanderlei Luxemburgo (treinador), o “Porco” trouxe jogadores como Alex Mineiro (atacante), o pentacampeão Denílson e Diego Souza (meias).
Porém, não é impossível que a já centenária Ponte Preta comemore seu Primeiro título expressivo no futebol. Tarefa bastante complicada, pois além de ter uma equipe mais forte, o Palmeiras é quem tem a vantagem nesta decisão e joga por dois resultados iguais (dois empates ou uma derrota e uma vitória pela mesma diferença de gols).


Campeonato Carioca
Botafogo e Flamengo finalmente decidirão quem é o “melhor do Rio de Janeiro em 2008”. Digo finalmente, porque devido ao regulamento da competição, já houveram duas finais: o Flamengo derrotou o mesmo Botafogo na Taça Guanabara e o Botafogo venceu o Fluminense na Taça Rio. Neste final de semana, as equipes começam a decidir o Campeonato Carioca. Cabe ressaltar que não existe vantagem nesse confronto, portanto, se houver igualdade nas duas partidas haverá a decisão por pênaltis.
Como se não bastasse a rivalidade histórica, Botafogo e Flamengo já se enfrentaram três vezes este ano e, apesar da vantagem botafoguense (duas vitórias contra uma dos rubro-negros) e da recente vitória por 3 X 0 na Taça Rio, torcedores e jogadores da Estrela Solitária estão com o “Urubu” engasgado desde a derrota na Taça Rio. Sem dúvida, será um grande jogo, digno da decisão de um campeonato.


Outros Campeonatos
Vale a pena observar a decisão do Campeonato Paranaense que terá Atlético X Coritiba. O “Furacão” que vez grande campanha na primeira fase tem a vantagem contra a equipe do goleador Kenrison. Outra decisão importante será entre Juventude e Internacional pelo Campeonato Gaúcho. Cabe lembrar que, ainda nas quartas-de-final, o Juventude, do técnico Zetti, eliminou o Grêmio com uma vitória em pleno estádio Olímpico. Portanto, apesar de ser favorito e ter um grande time, o Internacional deve se cuidar diante da equipe de Caxias do Sul.

Nenhum comentário: