segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Brasileirão Histórico

Tudo decidido
Diversas decisões na última rodada marcaram o Campeonato Brasileiro mais disputado da era dos pontos ocorridos. Após 38 rodadas e sete meses de disputa, o São Paulo foi o Campeão Brasileiro. Além do título do Tricolor Paulista (1º colocado com 75 pontos), marcaram o Brasileirão as classificações de Grêmio (2º com 72), Cruzeiro (3º com 67) e Palmeiras (4º com 65) para a Libertadores da América. Na parte de baixo, Ipatinga (20º com 35), Portuguesa (19ª com 38), Vasco (18º com 40) e Figueirense (17º com 44) foram rebaixados para a Segunda Divisão.

Salve o Tricolor Paulista
O São Paulo é mesmo o time a ser batido. Afinal, além das três Libertadores e dos três títulos Mundiais, é equipe se consagra nacionalmente como o Primeiro Hexacampeão e o ainda o Primeiro Tricampeão consecutivo. Além disso, o maior símbolo da equipe paulista, o goleiro-artilheiro Rogério Ceni, também é o primeiro capitão a levantar a taça três vezes consecutivas. Destaque também par ao treinador, Muricy Ramalho, que é o primeiro a conquistar o tricampeonato pelo mesmo clube. Antes dele, Rubens Minelli havia sido campeão pelo Internacional (76-77) e pelo próprio São Paulo (78).

Time de chegada
Após ficar 11 pontos atrás do Grêmio, o São Paulo se recuperou durante a competição e conseguiu vencer partidas decisivas. A estabilidade da equipe no Segundo Turno – exemplificada por uma invencibilidade de 18 partidas - foi fundamental para a conquista do Hexa. Dependendo somente de um empate, o São Paulo venceu (1X0) o Goiás (8º com 53 pontos) e garantiu o título.


Com o Grêmio onde o Grêmio estiver...
Desacreditado por torcedores e pela imprensa esportiva, o Grêmio fez um grande campeonato, revelou vários jogadores e valorizou a conquista do São Paulo. Certamente, o gremista deve estar orgulho da equipe que brigou até a última rodada pelo título. Os gaúchos até que fizeram sua parte: venceram (2X0) o Galo (12º com 48). No entanto, dependiam de um tropeço dos paulistas.
Completando o G4
O Palmeiras até que “tentou” - perdeu (1X0) em casa para o já “desinteressado” Botafogo (7º com 53), porém, o Flamengo (5º com 64) decepcionou novamente. Os rubro-negros perderam (5X3) para o Atlético Paranaense (13º com 45). O resultado foi um dos mais decisivos da rodada, pois tirou o Flamengo da Libertadores, salvou os paranaenses da Segundona e de quebra garantiu uma inesperada vaga na sul-americana.
Se não tirou a vaga definitivamente, a derrota obriga o time paulista a disputar a chamada “Pré-Libertadores”, isso porque, em Belo Horizonte, o Cruzeiro cumpriu mais uma vez seu dever de casa. A goleada (4X1) diante da Portuguesa garantiu a terceira colocação à Raposa e ratificou a brilhante campanha no Mineirão.

G4 “do mal”
A última rodada definiu ainda os “companheiros” de Ipatinga e Portuguesa – que já estavam rebaixados – na Série B 2009. Vasco e Figueirense dependiam de tropeços de Atlético Paranaense – que venceu o Flamengo – e do Náutico (16º com 44) – que empatou (0X0) com o Santos (15º com 45). Com estes resultados, a vitória seria inútil para cariocas e catarinenses. Por outro lado, o Figueirense se despediu com dignidade da série A – virada (3X1) diante do Internacional (6º com 54) –, enquanto o Vasco foi derrotado (2X0) pelo Vitória (10º com 52).

Nenhum comentário: