terça-feira, 31 de março de 2009

Palesta sobre Lei Maria da Penha

Lucas Alvarenga
Fundação Cultural de Itabira realiza palestra sobre Lei Maria da Penha

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade realiza, nesta terça-feira, dia 31 de março, às 19horas, na Casa de Drummond, Centro Histórico de Itabira, a palestra “ Violência contra a Mulher – Lei Maria da Penha”, ministrada pela advogada Wânia Oliveira.

Com apoio cultural da Prefeitura de Itabira e patrocínio da Gerdau, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura evento fecha a programação da agenda cultural de março da FCCDA, que contou com várias atrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A Lei Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.


Fonte: Via Comercial

segunda-feira, 30 de março de 2009

Hora do planeta

Lucas Alvarenga
'Hora do Planeta': Principais cidades do mundo apagam as luzes contra a mudança climática



A "Hora do Planeta", campanha mundial que faz um alerta sobre os efeitos da mudança climática, chegou neste sábado (28) à Europa às 20h30 (16h30 de Brasília), quando a praça Trafalgar (Londres), a Torre Eiffel (Paris), a cúpula da Basílica de São Pedro (Vaticano) e o Atomium (Bruxelas) se apagaram totalmente.

Com este apagão, de uma hora de duração e ao qual aderiram quase 4 mil cidades de 88 países, a Europa se uniu à iniciativa para salvar o planeta das consequências do aquecimento global.

No Brasil, a cidade de Brasília e mais nove capitais estaduais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Manaus e Rio Branco) programaram shows, jantares à luz de vela e outros eventos para a chamada "Hora do Planeta".

No Rio de Janeiro, uma das cidades mais visitadas do país, cartões postais tradicionais apagaram suas luzes, como o Cristo Redentor, a Orla de Copacabana, o Parque do Flamengo e o Pão de Açúcar.

Já em São Paulo, ficaram sem iluminação lugares famosos como o Edifício Copan, o Viaduto do Chá, o Estádio do Pacaembu, o Teatro Municipal, o Parque do Ibirapuera, a Ponte Estaiada e a Torre da TV Globo, na Alameda Santos, ao passo que Brasília viu o "apagão" do Congresso Nacional, da Esplanada dos Ministérios e do Palácio do Itamaraty.

Seguindo o espírito da campanha, organizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e apoiada pela ONU, durante uma hora construções simbólicas da Europa se apagaram, assim como ocorreu nas ilhas neozelandesas de Chatham, o primeiro lugar do mundo a ficar às escuras contra a mudança climática.

************************************
Aqui em casa apaguei a luz do meu quarto. É assim pequenas ações mudam o mundo.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Mais um livro na terrinha

Lucas Alvarenga
Helena Lopes lança livro na Casa de Drummond em Itabira
Ontem, quarta-feira, às 19h, na Casa de Drummond, a escritora Helena Rodrigues Lopes Pinto Coelho lançou seu livro “Pé de Breu_ Eternas Lembranças”. O evento fez parte da programação da agenda cultural de março da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, tendo como patrocinadora a Gerdau – através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio cultural da Prefeitura de Itabira.

Em (E)TERNAS LEMBRANÇAS, a autora mergulha-se em seu passado infantil, para retirar do baú de memórias suas mais doces recordações.
Há toda uma cumplicidade da escritora com esse tempo inesquecível “esta numerosa família riu, brincou, cantou, chorou, prosperou.

”O dia-a-dia da fazenda é bastante movimentado: proezas das crianças, no curral; a moagem da cana, no engenho; as histórias fantásticas à beira do fogão-de-lenha; a descida morro-abaixo na casca de coqueiro; as brincadeiras dos irmãos com os bois de banana; as paradas sob o olhar silencioso do “Pé de Breu”, “cartão de visitas da família”; a contemplação da Lua Cheia, na varanda; os mistérios da Serra Nua com toda sua beleza: “cenário de vários acontecimentos”.
Os sentimentos da autora fundem-se nos mínimos detalhes. O medo do desconhecido, as angústias, as alegrias e tristezas, as perdas e os ganhos, a partida (uma ruptura da história de vida da notável escritora) emocionam a todos. Em “Busca de Novos Horizontes”, deixa a vida pacata no alegre ambiente rural e parte para a cidade grande – Itabira




Fonte: Fundação Cultural

terça-feira, 24 de março de 2009

Vereadores no rádio

Lucas Alvarenga



Reuniões da Câmara de Vereadores de Itabira poderão ser ouvidas pelo rádio

A partir desta terça-feira (24), a população de Itabira poderá acompanhar pelo Rádio as reuniões da Câmara Municipal de Itabira.

As chamadas dos principais pontos discutidos pelo Legislativo itabirano serão transmitidos ao vivo pelas rádios Itabira AM (770Khz) e Rádio Pontal FM (104,3), das 14h às 17h.

O objetivo, segundo o presidente da casa, Neidson Dias de Freitas (PP), é aproximar a população cada vez mais dos temas deliberados durante as reuniões.

A transmissão de hoje (24) será em caráter experimental. Na próxima sexta-feira (27), acontece na casa um Encontro Regional de Capacitação dos Vereadores. O evento terá várias palestras, como a que destacará o tema, “Planejamento, orçamento e fiscalização de políticas públicas”.

*********************************
Mas que excelente ideia do Presidente da Câmara Neidson, agora só precisa de um Relações Públicas para trabalhar ainda mais a imagem da Câmara

sexta-feira, 20 de março de 2009

Trem passou batido

Lucas Alvarenga
Dia da Poesia



Passou batido e não foi por estes caminhos, mas no último dia 14 aconteceu no Parque da Água Santa, ao lado do terminal rodoviário Genaro Mafra, centro, evento "diVerso com reVerso"
para comemorar o Dia da Poesia.

Além de poesia, declamações e música às 7h houve a lavação e arrumação do “Vagão da Água Santa”, cartão postal da cidade, alvo de vandalismo e abandono.

O Vagão trafegava pela Estrada de Ferro Vitória/Minas (EFVM), e foi doado ao município pela mineradora Vale.

Fonte: Via Comercial

**********************************
Relembra é viver, e na campanha de Damon para prefeito foi mostrado em seu programa televisivo, imagens de muita sujeira neste vagão inclusive indigentes dormindo e consumindo drogas por lá.
*- Pelas fotos do Via Comercial o grosso da sujeira já foi lavado, pois se estivesse naquela situação tava é limpo.
*- Uma lavada em boa hora né, quem sabe a agua não escorre ali pelos lados da Av. Carlos Drummond

terça-feira, 17 de março de 2009

Fundação Cultural de Itabira promove palestra "AIDS na 3ª Idade" nesta quarta

Lucas Alvarenga
Fundação Cultural de Itabira promove palestra "AIDS na 3ª Idade" nesta quarta

No próximo dia 18, quarta-feira, às 19h30, na Casa de Drummond, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), promoverá a palestra “AIDS na 3ª Idade”, ministrada pelo Dr. Marcello Fontana Monteiro - clínico geral, especialista em infectologia, perito do INSS.

A palestra é parte da programação da agenda cultural da FCCDA, que neste mês de março oferece eventos voltados à saúde física e mental das mulheres. O patrocínio é da Gerdal através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o apoio cultural da Prefeitura de Itabira.


A Aids avança sobre a terceira idade (cerca de 60 anos). Uma década atrás, a frase soaria surreal, mas hoje é bem realista.

É um problema assustador. Dados do Ministério da Saúde já confirmam um leve aumento de novos casos na população mais velha. Nos últimos dois anos, o percentual de pessoas contaminadas na faixa etária entre 50 e 59 anos cresceu de 5,4% para 6,6% (no grupo feminino) e de 6% para 7% (no masculino). Essas estatísticas podem ser a face cruel da melhora da qualidade de vida, associada à resistência dos mais velhos em usar preservativos.

Fonte: Via Comercial

sexta-feira, 13 de março de 2009

Semana da água em Itabira

Lucas Alvarenga





SAVI apresenta os objetivos da campanha de comemoração da semana da água em Itabira



dia da água é 22 de março, e a SAVI – Sociedade Ambiente Vivo Itabira comemora a semana do dia 19 a 23.

Nessa quinta-feira, em reunião na sede da SAVI, foi definido os pontos mais importantes, e o objetivo que a campanha quer atingir.

O evento acontece com o objetivo de comemorar e conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente. Alunos do CESE – Centro Educacional Santa Ediwiges e da EEMZA estão envolvidos no projeto preparando o material para ser distribuído. “Entendemos que é uma data importante, afinal, é um recurso renovável que está se tornando não renovável”, diz Jean da Cunha, presidente da SAVI.

Será feita uma blitz no dia 21, sábado, na Av. Mauro Ribeiro, onde a equipe estará distribuindo cartilhas educacionais sobre a preservação da água e do meio ambiente. Hoje a água é tema de discussão no mundo todo, então o evento vem com a intenção de sensibilizar as pessoas em relação ao problema.

No mesmo dia, outra equipe se desloca para o Bairro Madre Maria de Jesus, onde também distribuem cartilhas educacionais e conscientizam a comunidade. O objetivo lá é a recuperação da nascente, que já teve água potável um dia e hoje não tem mais. Isso aconteceu por causa do destino errado que as pessoas dão aos resíduos. A equipe da SAVI vai até lá para mostrar as pessoas como deve ser feito. “Elas vão plantar, limpar, e se conscientizar da importância da preservação da nascente”, diz Jean.

É uma semana importante para cidade. A SAVI convida a toda população a comemorar também.

Cronograma de Atividades

19/03 – Abertura SOS Natureza – ITEC às 14:30

20/03 – Sexta-feira – Educação Ambiental Combem, efetuada pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do CESE. Horário: 7h30min às 10h13h às 16h

21/03 – Sábado - Multirão de Limpeza em torno da nascente do Bairro Madre Maria de Jesus.- Distribuição de cartilhas confeccionadas pelos alunos do CESE e EEMZA e trabalho de Educação Ambiental junto a comunidade sobre Tema Água X Nascente Contaminada.- Parada Ambiental na Av. Mauro Ribeiro, focando a comunidade da preservação da água.Horário: 8h às 13h

23/03 – Segunda-feira- Visita e Plantio de Mudas no viveiro Córrego Meio (Mãe D’água) com alunos da rede municipal.Horário: 8h às 11h

- Palestra na Funcesi com o Prof. Marcos Antônio Gomes, Doutorando Solos UFV e Mestrado Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas.Horário: 19h30min

Fonte: Virtuai

terça-feira, 10 de março de 2009

Exposição “Poesia e Cartuns – Duas Visões de Drummond”

Lucas Alvarenga



Fundação Cultural de Itabira abre Exposição “Poesia e Cartuns – Duas Visões de Drummond”




No próximo dia 14 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia. Para comemorar a data, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade em Itabira está com uma programação especial para o mês de março, dando ênfase e destaque a eventos alusivos ao tema.

Dentro desta programação, a Exposição “Poesia e Cartuns: Duas Visões de Drummond”, que estava na Casa de Drummond, foi trazida para o Foyer da FCCDA, numa ultima oportunidade para que as pessoas possam fazer a visitação.

A ExposiçãoOs apreciadores da Obra do poeta Carlos Drummond de Andrade terão a oportunidade de visitar a exposição “Duas Visões de Drummond – ZiraldoDrummondCamilo, Cartum & Poesia, “Eu, etiqueta” e “O Pipoqueiro da Esquina – “Drummond & Ziraldo”, com cartunização de Camilo Lucas. A Mostra faz parte do Acervo da Instituição.

Camilo Lucas reuniu poesia e cartum em duas visões de Drummond. O resultado é uma mostra de trabalhos de cartunismo sobre a poesia e prosa de Carlos Drummond de Andrade.

O apoio cultural é da Prefeitura de Itabira e parceria da Associação Turística Itabirana Carlos Drummond de Andrade e revista Jararaca Alegre.

A visitação é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Mitologia Persa em Itabira

Lucas Alvarenga





Mitologia Persa será discutida em Itabira por meio de conferência



Os Mistérios da Antiga Pérsia serão tratados em Itabira por meio de conferência, palestras e cursos, nesta sexta-feira (06), à partir das 19h30.

O evento debaterá em palestras a busca pelo auto-conhecimento na Mitologia Persa, As sete Raças Planetárias, o Mitraismo e o Zoroastrismo, além da Visão Antropológica do Ego. Outros temas serão abordados em cursos: Essência, Personalidade e Ego, Alquimia, Desdobramento Astral, O Despertar da Consciência, Meditação e a Máquina Humana e o bem-estar Integral.

A conferência é uma realização da Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos e Culturais, Arte e Ciência e acontecerá no campus da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).

Mais informações: (31)8537-8596.

terça-feira, 3 de março de 2009

Cidade exemplar

Lucas Alvarenga
Ipatinga, cidade modelo

Para quem achava que a justiça eleitoral não funcionava de uma olhada em Ipatinga. O prefeito eleito teve a candidatura anulada e o que entrou teve agora sua candidatura cassada. É muito movimento para uma cidade só né, e além de tudo, teremos novas eleições por lá. Dá até gosto de ver a justiça funcionando por lá.

Quem sabe não fica de modelo para outras que passaram da hora aí.