sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pausa para o café

Lucas Alvarenga
Aviso aos Andarilhos deste Caminho

Uma pausa para o café, em breve mais notícias....
****************************
E a crise internacional hein? que coisa...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Senador Cristovam Buarque na Terrinha

Lucas Alvarenga


Senador Cristovam Buarque lança livro hoje em Itabira





O senador Cristovam Buarque lança o livro “O Que é Educacionismo”, nesta quinta-feira, 30 de outubro, no foyer do anfiteatro da Funcesi, durante o primeiro Fórum de Educação Básica, em Itabira. O autor autografará seu livro, que estará à venda no local.

“O que é Educacionismo”, segundo palavras do próprio senador, “é a visão de que o progresso da humanidade é construído por uma revolução na educação que assegure escola da máxima qualidade e igual para todos, independentemente da renda da família ou da cidade onde mora a criança”.

Cristovam Buarque é economista, educador, professor, formulador de políticas públicas educacionais, ex-Ministro de Estado da Educação, ex-Reitor da Universidade de Brasília-UNB, ex-Governador do Distrito Federal.
**********************************************
Taí um cara bom de serviço no cenário político e educaconal no país, quem puder comparecer vá pois oportunidades por aqui tem de ser aproveitadas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dia Mundial do Livro

Lucas Alvarenga
Qual o seu livro preferido?

Neste Caminho não podiamos deixar de registrar o Dia Nacional do Livro. Nós, que priorizamos sempre a Cultura em suas diversas facetas reconhecemos a importância do livro como um meio de comunicação no processo de transformação do indivíduo. Acreditamos que a Educação seja um dos pilares do desenvolvimento humano e da nação.
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à funda-ção da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa.

******************************************
Em todo o país escolas e bibliotecas prepararam comemorações em alusão a data, são teatros, oficinas e gincanas.
Alguém neste Caminho sabe de alguma comemoração em Itabira? se tiver me avise...

Mais cultura na Terrinha...

Lucas Alvarenga

Semana Drummond - FCCDA promove palestra “No meio do caminho...tinha internet”


A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade promove a palestra “No meio do caminho...tinha internet”, com o jornalista e escritor Edmílson Caminha, na sexta, 31, às 20h, no auditório do CENSI.

Há 106 anos, nascia em Itabira o poeta Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro, por isso, Edmílson Caminha foi escolhido para palestrar sobre o poeta itabirano e a modernidade.

Escritor, jornalista, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa, Edmílson Caminha nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1952.

Dirigiu, em Teresina, a Rádio Educativa e o Departamento de Jornalismo da TV Educativa do Estado do Piauí. É Consultor Legislativo, por concurso público de provas e títulos, e o atual presidente do Conselho Editorial da Câmara dos Deputados. Colaborou nos jornais O Povo e Diário do Nordeste (Fortaleza); Jornal de Letras e RioArtes (Rio de Janeiro); D.O. Leitura (São Paulo); Suplemento Literário Minas Gerais (Belo Horizonte); A Tarde (Salvador); O Dia e Diário do Povo (Teresina) e Correio Braziliense (Brasília), entre outros.

Obras publicadas: Palavra de escritor (1995); Inventário de crônicas (1997); Villaça, um noviço na solidão do mosteiro (1998); Lutar com palavras (2001); Drummond, a lição do poeta (2002); Pedro Nava: em busca do tempo vivido (2003) e Brasil e Cuba: modos de ver, maneiras de sentir (2006). A entrada é gratuita.

***********************************************

Espero que a ala Cult itabirana prestigie o evento, pois demora tanto para ter se ninguém for aí que danou-se.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Terrinha ganha mais um livro...

Lucas Alvarenga
Roneijober Andrade retrata o cotidiano rural de Itabira em livro

Ruralidades, esse é o título do livro de fotografias em preto e branco que Roneijober Andrade lançou em 24 de outubro, às 20 horas, na Casa de Drummond. São mais de cem imagens retratando o cotidiano da vida no campo: os ofícios, os personagens, a cultura, as fazendas, são alguns dos temas. Junto com o livro também houve uma exposição com cerca de 40 imagens constante na obra impressa. Parte do projeto foi viabilizada com recurso da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, a Lei Drummond, tendo como incentivador a Sérvulo Construções e Estruturas Metálicas.

Ruralidades, portanto, contém ar puro, água boa, muito verde, ainda que preto-e-branco, e gente. O livro mostra animais na lida do campo, igrejas, capelas e objetos de couro, ferro e madeira, que auxiliam o homem em oficinas, alambiques, cozinhas e moinhos. Mas mostra, no entanto e principalmente, gente. Gente fazendo queijo, rapadura e cachaça; gente só olhando para o tempo; gente dançando umbigada no terreiro; gente em devoção defronte do Menino Jesus; gente levando leite tirado por gente para gente beber. Gente ao pé da igreja em festa, uns para rezar, outros para ver se alcançam a graça de uns pecadinhos a mais, daqueles que se cometem gente com gente.

Em formato 28x31, o livro tem capa dura, encadernação de luxo e é impresso em papel couchê fosco 150 gramas. O preço sugerido de venda é R$ 39,90. Parte do projeto foi viabilizado por meio da Lei Drummond, de incentivo à cultura municipal, e contou com o patrocínio da empresa Sérvulo Construções e Estruturas Metálicas. O prefácio é assinado pelo jornalista itabirano Marcos Caldeira Mendonça, editor do jornal O TREM Itabirano. Exposição - A Casa de Drummond também abrigará uma exposição do fotógrafo com 40 imagens publicadas no livro. A mostra será aberta paralelamente ao lançamento de Ruralidades e ficará em cartaz até 10 de novembro.

Fonte: Sites Defato e Via Comercial
********************************************
Taí uma ótima iniciativa do Governo e do autor. Se cada prédio levantado fosse lançado um livro, tava baum!!
Viva a Cultura...

Pedra que... Brilhou!!

Lucas Alvarenga
Mostra de Cinema de Itabira ganha prestígio nacional em sua 3ª edição

A Mostra de Cinema de Itabira 2008 - Pedra que Brilha - chega ao fim depois de cinco dias de exibições, debates e oficinas. A presença de vários cineastas e atores em 2008 (3ª Mostra), marca a itensidade e prestígio do evento que recebeu bom público durante os cinco dias (20 a 25) de exibições de curtas, longas e shows musicais.

Este ano a Mostra trouxe o cantor, compositor e instrumentista Marcus Vianna para encerrar o evento com um show no Centro de Eventos do Colégio Nossa Senhora das Dores, que durante a Mostra foi transformado numa exótica sala de cinema.

O público participou ativamente das atividades e a procura pelas oficinas, debates, shows e sessões de cinema foram concorridíssimas.

Embora ainda não seja competitiva a Mostra de Cinema de Itabira recebeu centenas de inscrições, com destaque para o "O Migrante", "5 Frações de uma quase História" e "Mutum", novas produções do cinema nacional, alguns com estréia em Itabira.

Para conhecer um pouco mais: www.pedraquebrilha.com.br

*************************************************

Taí uma excelente iniciativa de Itabiranos preocupados com a cultura de nossa cidade. Apesar de não ser um pop star dos eventos na cidade ainda será Referência Nacional.

P.s: Qualquer semelhança, mera coincidência.

Fonte: Site Via Comercial

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Extinção do Dragão!



Lucas Alvarenga



Valério pode ser fechado por Vigilância Sanitária, diz presidente
Com a paralisação dos empregados os clube não faz a manutenção de piscinas e sauna.






O presidente do Valériodoce Esporte Clube Paulo Henrique Gomes de Figueiredo informou no inicio da tarde desta sexta-feira, 24, que a Vigilância Sanitária ameaça fechar o clube, caso a manutenção das piscinas, saunas e áreas internas do clube não sej feita até a quarta-feira, 29 de outubro.O anúncio foi feito durante um encontro com os presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Clube, Gilmar Germano e Ismar Cléver, respectivamente. Paulo Henrique discutiu com os conselheiros uma maneira de resolver esse impasse, uma vez que as piscinas do clube foram interditadas nesta quinta-feira, 23, e a sauna não funciona desde a paralisação dos funcionários do clube, na semana passada.






Caso a manutenção não seja retomada até a próxima semana, a Vigilância Sanitária poderá embargar a instalações esportivas.






Gilmar Germano e Ismar Cléver estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Esportes e Lazer Oldeni José dos Santos, na tentativa de encontrar uma solução urgente para a crise financeira pela qual o clube está passando. Os conselheiros buscam uma saída para cobrir o pagamento do salário atrasado dos empregados, que somam aproximadamente R$60 mil.






Paulo Henrique Figueiredo acredita numa saída para estes problemas. “Acreditamos que haja a possibilidade de um acordo com a Secretaria”, disse. Paulo ainda lembrou que uma audiência pública para discutir a situação financeira do clube foi marcada para o dia 04 de novembro no Plenário da Câmara de Vereadores e que possíveis projetos sejam apresentados e discutidos.






O clima ficou tenso quando os conselheiros declararam que a presença de Paulo Henrique à frente do clube seria um entrave para melhorar as negociações e a captação de verbas para a entidade.Gilmar Germano declarou que o presidente estaria impedindo a vinda de verbas importantes para o pagamento de algumas dívidas do Valério.






O conselheiro chegou a sugerir que para que Paulo Henrique colocasse seu cargo à disposição, deixando o caminho livre para que a diretoria conseguisse negociar. “Se você quer mesmo colaborar com o clube, mudar qualquer processo renuncie”, declarou Germano, mudando o rumo da conversa.






O presidente respondendo à alegação do conselheiro disse em alta voz que “renúncia é uma palavra muito forte, mas que ele abriria mão de seu Cargo, caso seja necessário”, mas não confirmou a renúncia do cargo.






A Vigilância Sanitária volta ao clube na próxima semana para uma vistoria e caso a manutenção das instalações não esteja de acordo com o código, a entidade será embargada.






Fonte: Via Comercial






******************************************



Assim como o Clube Atlético Itabirano - CAI já passa por isso, o Valério caiu na crise dos clubes sociais. Na minha opinião merece um estudo, acredito que fatores como má administração, avanço da internet, melhoria na renda das pessoas que podem ter seu clube em casa, possa ter contribuído para isso. O governo municipal tem de criar parcerias com os clubes sociais do contrário os clubes hoje não são autosuficientes.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Lacerda ou Quintão?

BH escolhe novo prefeito, mas quem será?

Rafael Póvoa

Goste você ou não dos candidatos, uma coisa temos que admitir em relação às eleições municipais de Belo Horizonte: não faltam surpresas e emoções. E se a “briga” já estava boa no Primeiro, a coisa esquentou de vez no Segundo Turno. O fato é que poucos se arriscam a prever quem será o novo prefeito da capital mineira. Você se arrisca?

Afinal, a turma da “aliança” dava como “favas contadas” a eleição do empresário Márcio Lacerda (PSB) já no primeiro turno. No entanto, Aécio, Pimentel e Cia tiveram que “engolir” a ascensão do “bom moço” e deputado federal Leonardo Quintão (PMDB). Além disso, a votação apertada e as primeiras pesquisas sugeriam um favoritismo do peemedebista. Como se não bastasse, a falta de “traquejo” político (vista, principalmente, nos debates através dos tiques nervosos) do empresário pessebista e o apoio de candidatos derrotados como Jô Moraes (PCdoB) e Sérgio Miranda (PDT) prometiam ser decisivos na reta final.

Vale Tudo
Ao contrário do Primeiro Turno – em que pregava a imagem de bom moço e deixava a “baixaria” para os demais adversários de Lacerda – Quintão se viu obrigado a partir para o ataque. Afinal, a “aliança” tinha algumas “cartas nas mangas”.

Além de trocar a coordenação da campanha, Márcio Lacerda conta agora com a consultoria do “mago” do marketing político, ninguém menos do que Duda Mendonça. Entretanto, o maior trunfo não estaria ligado à preparação do candidato e sim ao ataque direto. Diante disso, a principal “arma” é o famoso vídeo da Convenção do PMDB em Ipatinga em que Quintão ameaça “chutar a bunda” dos adversários. Cabe ressaltar, que os anos vividos nos Estados Unidos tem uma forte influência na atitude “desequilibrada” do deputado. Afinal, a expressão “kick but” (“chutar a bunda”) e suas derivadas mais pesadas são comumente utilizadas pelos americanos para se referir a uma vitória humilhante sobre o adversário, especialmente em atividades esportivas.

“Ação e reação”
Newton – o cientista e não o Cardoso, é claro! – já dizia que “A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)”. Portanto, os ataques de Lacerda geraram contra-ataques por parte de Quintão. Este tentou (e ainda tenta) associar a imagem do rival à nomes como Márcio Valério e Delúbio Soares e, consequentemente, a um suposto envolvimento com o “mensalão”.
Todavia, ao partir para o “vale-tudo”, Quintão começa a perder seu “charme” de “bom moço” e a imagem - como o predão da expressão - de “chutador de bundas” é reforçada.
Por outro lado, Lacerda ataca a imagem de outro Quintão - Sebastião Quintão (o pai do Leonardo) candidato derrotado em Ipatinga –e associa o filho à “figuras” como Newton – desta vez é o político mesmo – Cardoso.

Previsões
Diante deste cenário que tende a nivelar – infelizmente por baixo – os postulantes ao cargo de prefeito da capital mineira, o final é mesmo imprevisível. E os reflexos para 2010? Estes são ainda mais difìceis de analisar...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Rapidinhas do Esporte

Emoção para todos os gostos

O fã do esporte – que também está acostumado com nosso blog – deve ter sofrido um pouco com a “crise de abstinência”. Por motivos já explicados, deixamos de noticiar, analisar e comentar a Fórmula 1, a Copa do Mundo de Futsal, os jogos da Seleção e o empolgante Campeonato Brasileiro. Porém, sempre podemos “tirar o atraso” e recuperar o tempo perdido. Portanto, relaxe e se prepare para as “Rapidinhas do Esporte”.

“Clássico é clássico, e vice versa...”
Ahn...???

Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, os torcedores aguardaram, torceram, se emocionaram, sofreram e comemoraram com os clássicos. Por isso, Palmeiras 2 X 2 São Paulo, Cruzeiro 2 X 0 Atlético, Flamengo 1 X 0 Vasco e Náutico 2 X 2 Sport marcaram a 30ª Rodada do Brasileirão.
Campeonato mais emocionante
Apesar de permanecer na liderança, a derrota (2X0) do Grêmio (1º com 56 pontos) para a modesta Portuguesa (16ª com 31) ameaçou o posto dos gaúchos. O resultado negativo permitiu que os adversários – Cruzeiro (2º com 55), Palmeiras (3º com 55), São Paulo (4º com 53) e Flamengo (5º com 52) – encostassem e ganhassem força na briga pelo título. Faltando 8 rodadas, 5 grandes clubes têm chances reais de ser campeão, o que transforma este em um dos campeonatos mais equilibrados da história.

Hexacampeão!!!
A Seleção Brasileira de Futsal conseguiu seu sexto título mundial. Como se não bastasse, os brasileiros “vingaram” seus algozes espanhóis. A Espanha havia vencido o Brasil nos dois mundiais anteriores.

Jogando em casa (no Maracananzinho), a vitória veio na decisão por pênaltis (4X3) após empate em 2X2 no tempo normal e 0X0 na prorrogação. Parabéns para Falcão (eleito o melhor jogador do mundo), Schumacker (2º colocado), Thiago (3º colocado), Franklim (goleiro reserva que pegou duas penalidades na decisão) e todos os jogadores que contribuíram para a conquista histórica.

Emoção e Brasil também na F1
O Inglês Louis Hamilton (piloto da McLaren) deu um passo importante para ser o Campeão da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio da China. Segundo colocado tanto no Grande Prêmio quanto no Mundial, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) ainda sonha com a celebração do título em casa. É que a decisão será somente no último GP, disputado no Brasil (Interlagos).

No entanto, a vantagem é do Inglês que garante o título com a 5ª colocação na prova. Por outro lado, Massa poderá ser o campeão se vencer a prova e o adversário chegar em 6º, ou ainda se chegar em 2º com Hamilton em 8º.

Fora do ar...

Desculpas e mais desculpas

Obviamente, com tanta coisa acontecendo (Brasileirão pegando fogo, Segundo Turno em várias capitais se aproximando, acontecimentos culturais, Crise nos Estados Unidos e etc.) o leitor deve estar desapontado com nosso blog. No entanto, tivemos motivos para esta ausência forçada, uma vez que nossos redatores tiveram problemas pessoais. Um deles estava de “ressaca eleitoral” e o outro se prepara para a chegada do herdeiro e (quem sabe?) futuro redator.

Sobre a “Ressaca”, ainda não posso determinar quando acabará. Por outro lado, os preparativos e a “ansiedade” continuam. Felizmente, prometo conseguir tempo para atualizar nosso espaço.

Antes de tudo, pedimos desculpas e contamos sempre com sua compreensão. Para tanto, continuamos contanto com sua participação.

Aguarde...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Reeleição na “Terrinha”

João Izael é reeleito em Itabira
Com quase 12% de abstenção, 35.192 eleitores escolheram João Izael Querino Coelho (PRB) para continuar comandando a cidade. O atual prefeito teve uma pequena - mas suficiente - vantagem (51,9 contra 48,10%) em relação ao segundo colocado (Dr. Damon Lázaro de Sena, do Partido Verde). Além da asbtenções, exatamente 5.400 pessoas (aproximadamente 7,5%) preferiram anular seu voto (ou seja, votaram em branco ou nulo).
Coligação 100% Vitoriosa
Por outro lado, se o resultado da eleição majoritária foi apertado, a Coligação Itabira Unida (PRB / PP / PDT / PTB / PMDB / PSL / PTN / PSC / PR / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSB / PSDB / PT do B) conseguiu uma vitória expressiva para a Câmara dos Vereadores. Nada menos do que 100% dos vereadores eleitos (11) são da coligação do prefeito reeleito.
Sem oposição
Assim sendo, nenhum candidato da coligação "Itabira para Todos" (PV/PPS/PT/PcdoB) conseguiu ser eleito. Ao contrário do que ocorreu na eleição passada, o cenário aponta para uma situação inusitada: uma Câmara dos Vereadores sem a presença da oposição.

Confira a lista dos vereadores eleitos em Itabira:
1 JOAO GRANDE PR - PR / PMDB 2.872 4,10%
2 JOSE CELSO PR - PR / PMDB 1.674 2,39%
3 TO COM NEIDSON PP - PTC / PP 1.525 2,18%
4 ILTON MAGALHAES PR - PR / PMDB 1.506 2,15%
5 PAULO CHAVES PSDB - PSDB / PDT 1.479 2,11%
6 ELSON SA PMDB - PR / PMDB 1.399 2,00%
7 GERALDO TORRINHA PDT - PSDB / PDT 1.398 2,00%
8 SOLIMAR PSDB - PSDB / PDT 1.384 1,98%
9 TAOZINHO LEITE PP - PTC / PP 1.145 1,64%
10 CARLINHOS DO SACOLÃO PP - PTC / PP 976 1,39%
11 MARTHA MOUSINHO PTN - PTN / PSL / PRTB / PT do B 761 1,09%
Fonte:TSE

Aguardem...

Lucas Alvarenga
Estou de luto eleitoral e acidentado.

Breve mais notícias neste caminho.

Desde já, parabenizo ao nosso editor chefe pelo chá de bebe do seu filho Guilherme!! nosso futuro redator... rs

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Fala Galera: Eleições Municipais

Debate dos (e)leitores

O dia 5 de outubro está aí! Por isso, o Jornal “O Caminho” preparou uma série de reportagens que você pode ler aqui em nosso blog. No entanto, estava faltando alguma coisa...

Pois é, estava faltando um espaço para que os (e)leitores debatessem a suas idéias. Afinal, desde nossa edição impressa até os dias de hoje, sua opinião sempre foi fundamental. Assim sendo, o “Fala Galera” é um espaço para que os debates em alto nível aconteçam. Nestes, o confronto é sempre válido, porém o respeito deve vir sempre em primeiro plano. Portanto, ofensas pessoais, leviandades em geral e vocabulário de baixo calão serão removidos.

Por outro lado, como o voto é secreto, vale discutir sem falar em quem votar e até postar anonimamente. Só para começar, vamos levantar algumas questões para apimentar a discussões:



- O que é mais importante: Renovação ou Mudança?
- Quem vai ganhar às eleições (especialmente em Belo Horizonte e Itabira)?
- Como escolher um vereador (indicação, favores, proposta...)?
- Como está o nível da campanha em sua cidade?



Ta esperando o quê?
Afie sua língua, estale os dedos, puxe sua cadeira e peça sua bebida (não se esqueça das Leis Secas – do domingo e do trânsito) e “Fala Galera”!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Opinião: "4 anos é muito tempo!”

O Sufrágio e a Consciência

Rafael Póvoa
Vamos direto ao ponto, afinal você já deve estar um tanto quanto cansado de ouvir que o voto e a consciência devem caminhar lado a lado. Ou, como afirma a interessante propaganda da Justiça Eleitoral, que “4 anos é muito tempo!” Tudo isso deveria ser chuva no molhado mesmo, no entanto, nunca é demais repetir: o voto é um direito, mas também um dever do cidadão.

Pois bem, apesar de exaustivos alertas de especialistas (ou não), muitos ainda desperdiçam seu poder de escolha e preferem praticar a política com “p” minúsculo. Se esquecendo que através da eleição de bons políticos (no caso do próximo dia 5, prefeitos e vereadores), temos a chance de resolver vários problemas. Contudo, os interesses individuais diversas vezes falam mais alto: promessas de emprego, tijolo, “esmolas” e todo tipo de barganha (dizem que vale tudo!).

Enquanto isso, os estudantes sofrem com educação precária, os doentes agonizam nas filas, os trabalhadores se endividam (sem falar nos desempregados) e os cidadãos se preocupam com a falta de segurança. Ou seja, aquele “favorzinho” acaba saindo caro e quem paga a conta (com direito a 10% por cento, juros e correção) é o contribuinte.

Portanto, neste domingo (dia 5 de outubro), analise quais os melhores candidatos para sua cidade. Lembre-se sempre que o voto é secreto e que você, além de dono, é o responsável por ele. Sendo assim, o eleitor aperta o “botão” e vê as conseqüências de sua decisão para os próximos quatro anos. Pense nisso!

Brasileirão tem novo líder

Festa no chiqueiro?

Mesmo sem vencer – empatou (0X0) com o Náutico (13º com 30 pontos) em Recife – o Palmeiras (1º lugar com 50) assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. A ponta da tabela foi um presente do Grêmio (2º também com 50) que foi massacrado pelo arqui-rival Internacional (8º com 42) no clássico gaúcho. Com o resultado, os colorados subiram 3 posições na tabela e já sonham com o G4 (estão a 4 pontos de Cruzeiro, São Paulo e Flamengo).

Após 14 rodadas, o tricolor gaúcho perdeu a liderança por ter conquistado uma vitória a menos do que os palmeirenses (15 contra 14).

São Paulo e Flamengo chegam
A briga pela Libertadores está cada vez mais emocionante. Se antes a diferença era de poucos pontos, agora o número de vitórias é que separam Cruzeiro (3º colocado com 46 pontos e 14 vitórias), Flamengo (4º com 46 pontos e 13 vitórias) e São Paulo (5º com 46 e 12 vitórias).

Ainda fora do G4, o São Paulo conseguiu uma vitória (2X0) importante contra o Cruzeiro no Morumbi. O resultado impediu que a equipe mineira, em caso de vitória, abrisse 6 pontos em relação ao tricolor paulista. Além disso, a Raposa perdeu a oportunidade de diminuir a diferença em relação aos líderes (Palmeiras e Grêmio têm 4 pontos a mais que o Cruzeiro).

Outro que venceu (2X1) em casa foi o Flamengo. Os rubro-negros viraram o jogo diante do Sport (3º com 39 pontos). O resultado manteve os cariocas no privilegiado grupo dos quatro que se classificam para a Libertadores.

Belo-horizontinos fracassam, mas Ipatinga respira
Além da derrota do Cruzeiro, o Atlético (12º com 34 pontos) também decepcionou na 27ª Rodada. Mesmo jogando em casa, o Galo não saiu de um empate (0X0) diante do ameaçado Figueirense (15º com 29).

A decepção mineira só não foi completa porque o Ipatinga (18º com 27 pontos) conseguiu deixar a lanterna e encostar no Atlético Paranaense (16º com 28). No confronto dos “desesperados”, o Tigre superou (3X1) o Vasco no Ipatingão (19º com 26).