terça-feira, 30 de setembro de 2008

Exerça seu direito... VOTE

Lucas Alvarenga
Voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70. O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (5).


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o total de eleitores aptos a votar em Itabira é de 82.887. O Caminho ajuda você a tirar todas as dúvidas sobre as eleições 2008.
Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70. De acordo com a Constituição Federal, o voto é facultativo para o eleitorado entre 16 e 18 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.
Qual será o horário da votação?
No primeiro e no segundo turno, a votação será das 8h às 17h. Após este horário, só poderão votar os eleitores que já estiverem na fila. O presidente da mesa receptora de votos fará entregar senhas numeradas aos eleitores.
O que é preciso levar no dia da votação?
O título de eleitor ou um documento com foto. Caso tenha perdido o título, é possível votar apenas com um documento com foto, caso saiba qual é a sua seção de votação.
Quem tem preferência para votar?
Segundo o TSE, têm preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e lactantes.
O eleitor pode usar o celular na hora da votação?
Não. O eleitor não poderá fazer uso de telefone celular, equipamento de radiocomunicação ou outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto.
Como é possível justificar a ausência na votação?
Se o eleitor não estiver em seu domicílio eleitoral, ele deverá justificar seu voto no mesmo dia da eleição, das 8h às 17h, nos locais de votação ou nos postos de justificativa determinados pela Justiça Eleitoral. Se não justificar o voto no dia da eleição, o eleitor tem 60 dias para apresentar justificativa no cartório eleitoral. No caso de ausência no primeiro turno, o prazo final é 4 de dezembro. Para o segundo turno, o eleitor deve apresentar sua justificativa até 26 de dezembro.É necessário entregar o formulário, preenchido com o número do título eleitoral, no local de votação mais próximo de onde estiver. O formulário também estará disponível nos postos de justificativa.
Quem está em viagem no exterior precisa justificar?
Quem não votar por estar fora do país tem 30 dias, após o retorno ao Brasil, para providenciar a justificativa. O eleitor deve se dirigir ao seu cartório eleitoral munido de passaporte e passagem.
O eleitor domiciliado no exterior, com o título regularizado, precisa votar ou justificar a ausência nas eleições municipais?
Não. Os eleitores que residem e estão cadastrados em zonas eleitorais no exterior não votam nas eleições municipais. Portanto, não é necessário justificar ausência. Para esse eleitorado, a votação é obrigatória apenas no pleito para a presidência da República.
Quantas vagas estarão em disputa nas eleições deste ano?
Segundo o TSE, além dos prefeitos e vice-prefeitos dos 5.563 municípios do país, serão eleitos 52.137 vereadores. O número mínimo de cadeiras nas Câmaras Municipais de Vereadores é nove, enquanto o número máximo é 55.
Como votar nas eleições deste ano?
Primeiramente, a urna exibirá o painel referente à eleição para vereador. O eleitor deverá teclar os cinco dígitos relativos ao número do candidato. A tela mostrará o nome, a fotografia, o número do candidato, a sigla do partido e o cargo disputado. Se a identificação do candidato que aparecer na tela estiver correta, o eleitor deve apertar a tecla “confirma”. Se estiver errada, deve apertar a tecla “corrige” e votar novamente, digitando os cinco números do seu candidato a vereador. Na seqüência, a urna eletrônica vai exibir o espaço para votação para prefeito. O eleitor deve teclar os dois dígitos do número do candidato e apertar a tecla “confirma”. É possível corrigir quantas vezes for necessário.
É possível votar apenas na legenda?
Sim. Na votação para vereador, o eleitor pode votar apenas na legenda. Para isso, deve teclar os dois dígitos do número do partido. Aparecerá na tela da urna o nome do partido. Se a identificação estiver correta, o eleitor deve apertar a tecla “confirma”. Segundo o TSE, se um eleitor confirmar um número errado de candidato, desde que os dígitos identificadores do partido (os dois primeiros) estejam corretos, o voto será computado para a legenda partidária.
Como faço para consultar o local de votação?
O TSE disponibiliza em seu site uma página onde o eleitor pode consultar a zona eleitoral e seção de votação. Para fazer a consulta, é necessário informar o número do título eleitoral.
Como é a eleição para vereador?
Para a escolha dos vereadores, é o critério é o da eleição proporcional. Nesse caso, o eleito não é, necessariamente, quem conseguir mais votos. Os partidos elegem a quantidade de candidatos que o quociente partidário indicar, independentemente da votação do candidato.
Como é a eleição para prefeito?
Os prefeitos são eleitos pelo sistema majoritário, ou seja, será eleito o candidato que obtiver maior número de votos. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, haverá segundo turno quando um dos candidatos não alcançar a maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos.

Fonte: Site Via Comercial

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

26 DE SETEMBRO - DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS

Lucas Alvarenga
As relações públicas na América Latina apresentavam, durante os anos 50, uma importante demanda de conhecimentos e exigências. As empresas começaram a adotar medidas para preparar diretores que soubessem relacionar-se com seus públicos numa sociedade cada vez mais complexa. A função de Relações Públicas começa a tomar protagonismo e a requerer maior atendimento por parte das Universidades e dos profissionais. Começam a surgir associações profissionais nas diferentes cidades da América para promover e retroalimentar a atividade que começa a enfrentar novos e constantes desafios.

26 de setembro do ano de 1960, na cidade de México, é fundada a Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP), com a presença dos países assistentes: Brasil (Paulo Einhom), Chile (Angel C.Sanlueza), Colômbia (Dr. Andrés Samper), Cuba (Dr. Arnaldo Sehwerert Ferrer), Estados Unidos mediante a American Public Relations Association (Louis García) e a Public Relations Society of América (Kenneth Youel), Panamá (Luis Raúl Fernández), Porto Rico (Ramón Casablanca) e Venezuela (Tery J. León). Posteriormente, neste dia foi instituído como "Dia Interamericano das Relações Públicas" e celebrado em todo o continente.

Três anos depois de sua criação, em outubro de 1963, durante a presidência de Ney Peixoto do Vale (Brasil), na IV Reunião do Conselho Diretor celebrada no Rio de Janeiro se define o seguinte conceito de Relações Públicas:

"Relações Públicas são uma disciplina sócio-técnico-administrativa mediante a qual se analisa e avalia a opinião e atitude do público e se leva a cabo um programa de ação planificado, contínuo e de comunicação recíproca, baseado no interesse da comunidade, destinado a manter uma afinidade e entendimento proveitoso com o público."

Esta noção é básica e universal, vigente em sua essência e modificada pelos avanços e investigações, só com o propósito de crescer e nunca com ânimo de desvirtuar a visão original.
São muitos os desafios que ainda enfrentam as Relações Públicas: as demandas atuais produzem uma diferença entre os requerimentos tecnológicos, a agilidade na comunicação mundial e a realidade dos países latinoamericanos. Nos últimos anos a CONFIARP se esforçou por criar espaços nos quais as instituições profissionais de Relações Públicas possam estreitar os laços, inserir-se na era global e reflexionar sobre os temas de cada região; além de procurar novas formas de incentivar a investigação, o desempenho profissional e a aproximação com as problemáticas sociais e econômicas próprias da América Latina.
*********************************************
Aproveitando, registro o aniversário de 2 anos do Grupo Horizonte RP, do qual fiz parte em sua criação. uim grupo que busca ajudar a profissão de Relações Públicas a ser mais reconhecida em Belo Horizonte e Minas Gerais, e fazemos isso colocando os profissionais e estudantes em contato, fomentando em diversos canais uma rede de troca que agregue conhecimento e incentive o desbravamento do mercado e uma consciência do profissional como membro de uma categoria, com interesses que podem ser buscados e alcançados coletivamente.
Valeu Amigos!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Xilindró Ampliado...

Lucas Alvarenga

Operação transfere presos para nova penitenciária de Itabira


A inauguração do novo presídio feita pelo secretário de Estado de Defesa Social Maurício Campos Júnior nesta terça-feira, 23, tira a tensão que as Polícias Civil e Militar de Itabira vinham sofrendo por causa das tentativas de fuga. A antiga cadeia Paulo Pereira tinha capacidade para 40 presos e foi construída em 1932.

Agora um pouco mais tranqüilos, os delegados da Polícia Civil podem trabalhar com mais eficácia e determinação. Recentemente terminada, a cadeia tem condições de ser ocupada por 194 detentos.

O novo presídio de Itabira, com 194 vagas recebeu um investimento de 3,7 milhões, sendo 2,01 milhões do Estado e 1,69 milhões do município

· Funcionários e detentos do presídio de Itabira seguirão o Procedimento Operacional Padrão (POP) – um documento que normatiza direitos e deveres dos presos e agentes penitenciários.

· Além disso, as unidades investem na ressocialização dos aprisionados, oferecendo assistência médica, odontológica, psicológica e social.

· Os presos receberão quatro refeições diárias com cardápio supervisionado por nutricionista.

· Os detentos ganham ainda um kit composto por uniforme, cobertor, toalha, escova de dentes e produtos para higiene pessoal.

· A nova cadeia tem ainda espaço para encontro íntimo entre os presos, em duas celas especiais.

Antes da transferência os presos receberam uniformes e cortaram os cabelos.

*************************************************
Nada como um salão antes da festa né...
*
Só para constar a ilustração acima é um presídio na Austrália tá, de Referência Internacional.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Dia Mundial sem carro...


Esta segunda-feira (22) é o Dia Mundial sem Carro, quando as pessoas devem deixar seus veículos particulares em casa e buscar outras formas de se locomover. No ano passado, 1.321 cidades, em 38 países, participaram da campanha.

No Brasil, além de São Paulo e Rio de Janeiro, outras 29 cidades estão com a participação confirmada, entre elas, Belo Horizonte, Campinas, Guarulhos e Porto Alegre.Repensando o transporte

Mais do que resgatar a rua como espaço de convivência social por um único dia, o objetivo do movimento é chamar a atenção para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade aplicado nas cidades, desde o advento do automóvel no início do século passado, e debater com a sociedade soluções para o efeitos negativos do transporte individual motorizado sobre a economia e o meio ambiente.

A idéia do Dia Mundial sem Carro nasceu na França, em 1997, mas logo foi adotada pela União Européia. Em 2002, a iniciativa evoluiu para uma semana inteira dedicada à mobilidade, ganhando temas específicos.

No Brasil, a iniciativa coube ao Ruaviva (Instituto da Mobilidade Responsável), que começou a promover a data nas prefeituras em 2001. A participação do governo federal teve início em 2004.

********************************
Pera só um cadim que vou ali na padaria com minha BM!!

domingo, 21 de setembro de 2008

Perdeu o fôlego?

Palmeiras e Cruzeiro mais perto do Grêmio

Na ponta...
Após vencer o 1º turno, o Grêmio (1º colocado com 50 pontos) não demonstra a mesma força no returno do Brasileirão. Nas últimas 7 rodadas, os gaúchos conquistaram apenas 9 pontos (duas vitórias, três empates e duas derrotas). Hoje, a equipe gaúcha empatou mais uma (0X0) com o Atlético Paranaense (16º com 27 pontos).

Por outro lado, o Palmeiras (2º com 49 pontos) promete dar muito trabalho ao tricolor gaúcho. Tanto que já conquistou 15 pontos (cinco vitórias e duas derrotas) no 2º Turno, assumiu a vice-liderança e diminuiu para 1 ponto a diferença em relação ao líder. Após vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte, os paulistas – jogando no Palestra Itália - superaram (2x0) o Vasco (17º com 26 pontos).

Quem também se manteve na briga pelo título foi o Cruzeiro que, após “tropeço” diante do Palmeiras (1X0) no Mineirão, venceu o Figueirense em Santa Catarina (4X3, isso mesmo 4 a 3).


“No meio do Caminho"




Atlético também se recupera
Se fora de campo as coisas não andam bem (renúncia de presidente, dívidas e etc.), dentro dele a rodada foi boa para o Atlético Mineiro (12º com 33 pontos). Jogando no Mineirão, o Galo venceu (2x1) o Naútico (13º com 29). O resultado foi importante, pois deixou a equipe pernambucana - concorrente direto na luta pela Sula-Americana – mais distante dos mineiros.
Dos males o menor
Além disso, o Atlético começa a mostrar que o “fiasco” do Centenário não será tão grande assim. Se não comemorou nenhum título, o torcedor pelo menos não deve passar pela humilhação de mais um rebaixamento. Afinal, o Atlético está a 7 pontos da zona de rebaixamento.

Lá embaixo. Alegria de pobre...
Pouco mais de uma semana.
Este foi o tempo que durou a alegria dos torcedores do Ipatinga (20º com 24 pontos). É que após vitória contra o Atlético (4X2), no Ipatingão, a equipe do Vale do Aço tinha conseguido passar a “lanterna” para a Portuguesa.
No entanto, veio a 26ª Rodada, o Flamengo (4º com 43 pontos), o Maracanã e, conseqüentemente, a 14ª derrota (1X0) do Tigre na Primeira Divisão.
Além de não conseguir sua primeira vitória fora de casa, o Ipatinga foi ultrapassado pela Portuguesa (18ª com 26 pontos). A Lusa, que também passou o Fluminense (19º com 25), venceu(3X1) em casa o Botafogo(6º com 42).


Ao, ao, ao....
Se o Campeonato acabasse hoje, Ipatinga (20º) , Fluminense (19º), Portuguesa (18º) e Vasco (17º) estariam rebaixados para a Segundona. Porém, equipes como Náutico (13º), Santos (14º), Figueirense (15º) e Atlético Paranaense (16º) também estão ameaçadas.




Confira os resultados da 26ª Rodada:

Sábado, 20/09/2008
Goiás 4x1 Santos
Fluminense 2x3 Coritiba
Atlético-MG 2x1 Náutico
Domingo, 21/09/2008
Figueirense 3x4 Cruzeiro
Sport 0x0 São Paulo
Portuguesa 3x1 Botafogo
Atlético-PR 0x0 Grêmio
Flamengo 1x0 Ipatinga
Internacional 1x0 Vitória
Palmeiras 2x0 Vasco


Pra não dizer que não falei das...
Resultados da 25ª Rodada
Grêmio 1x2 Goiás
Ipatinga 3x2 Atlético-MG
Atlético-PR 2x0 Portuguesa
Sport 5x0 Figueirense
São Paulo 2x0 Flamengo
Cruzeiro 0x1 Palmeiras
Vasco 1x3 Náutico
Vitória 1x0 Coritiba
Botafogo 1x2 Internacional
Santos 2x1 Fluminense

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dia Nacional das Pessoas com Deficiência em Itabira

Lucas Alvarenga



Dia Nacional das Pessoas com Deficiência em Itabira
O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itabira comemora, no dia 20 de setembro, o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência. O evento será no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Ensino (Funcesi), prédio do Areão, a partir das 13 horas.

A abertura das festividades do dia será com o coral do Instituto São Rafael, de Belo Horizonte. Haverá também palestras com profissionais que se dedicam à causa e depoimentos de pessoas com deficiência. O evento tem como tema “Possibilidades além dos Limites”.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Chuva de granizo em BH

Pedras do céu
Rafael Póvoa
A chuva de granizo assustou os belo horizontinos na tarde de hoje. Embora bela e até mesmo divertida – especialmente para crianças que brincavam com folhas e “pedrinhas” após a chuva – as pedras de gelo causaram diversos prejuízos para comerciantes e moradores da capital mineira. Sobraram para janelas, telhados, carros e árvores da cidade.

“Se foi em mim errou, papudo!”
O tal do São Pedro até que tentou, estava zangado o “homem”, mas não conseguiu me pegar. estava zangado. Esta foi por pouco... UFA!

Salvo pelo gongo
Estava eu indo trabalhar – ganhar o pão nosso de cada dia – quando os ventos e as nuvem negras anunciavam que o homem estava de mal humor. Minha noiva até me ligou preocupada com minha integridade física. No entanto, consegui chegar ao trabalho (”são e salvo”) segundos antes das pedradas começarem. Aleluia!

Granizo ou granito?
Só para constar: é GRANIZO!

O granito é aquela pedra bonita, comum em algumas bancadas e mesas. Já o granizo é a pedra de gelo proveniente da chuva. É que quando criança, eu e meus amigos sempre nos confundíamos com a definição. E, sem nos importarmos com estes detalhes, fazíamos a festa com as pedrinhas.

A corda e o lado mais fraco
Brincadeiras a parte, foi um grande susto e, apesar de aliviarem o calor, chuvas desta magnitude sempre trazem prejuízos, principalmente para a população mais carente.

Sinal vermelho para o Rubinho...

Lucas Alvarenga
Semana Nacional do Trânsito tem crianças como foco

Começa nesta quinta-feira (18) a “Semana Nacional do Trânsito”, uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com a participação de todos os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Neste ano, as crianças são o foco do evento, que tem como tema "A Criança no Trânsito". O objetivo é sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. De acordo com estatísticas do Denatran, 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no país em 2006. Desse total, 818 foram vítimas fatais.
O objetivo é sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. De acordo com estatísticas do Denatran, 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no país em 2006. Desse total, 818 foram vítimas fatais
******************************************
É, aqui em Itabira tem que ter esta mobilização permanente, porque vou te contar tá... paciência de jó!!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

“Rapidinhas” para todos os gostos

Matando a saudade

Nada mais normal, depois de tanto tempo sem, bater aquela saudade! Quase que uma crise de abstinência e você lá cheio de vontade... doido por pelo menos uma.

Pois é, ficamos algum tempo sem as “Rapidinhas”, mas para compensar nossa ausência e matar sua saudade temos notícias para todos os gostos, principalmente para as mulheres, os estudantes e os trabalhadores.
Então não deixe de conferir e dar sua opinião!

Dá licença para a mamãe
A partir de agora, as novas mamães têm o direito de ficar mais tempo com os recém-nascidos. A licença maternidade foi prorrogada de quatro para seis meses. No entanto, a prorrogação é facultativa; podendo as empresas descontar o pagamento dos salários e da contribuição previdenciária do Imposto de Renda. O direito também é válido para as mães adotivas.
***********************************************
A medida é extremamente importante e, segundo médicos, traz grandes benefícios ao bebê. Só falta agora aumentarem a licença para os pais que continuam com míseros CINCO DIAS.

***********************************************
“Sim, senhora!”
Os mais atentos já perceberam que elas estão com uma participação cada vez maior no mercado de trabalho e nas universidades. Agora é oficial!

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o número de mulheres responsáveis pela família cresceu 9% em todo o Brasil. Atualmente, 28,8% das casas são chefiadas pelo “sexo frágil”.

Além disso, a pesquisa aponta um crescimento de 0,6% no número de famílias com presença exclusiva dos homens. No Brasil, 2,7% das casas não contam com a presença da mãe.

Porém, apesar de possuierem maior escolaridade, as mulheres ainda recebem, em média, menos do que os homens.
***********************************************
Os dados nos levam a crer que o machismo está em baixa e que aquele papo de direitos iguais é cada vez uma realidade maior. Nesse ritmo, não demora dizerem que lugar de homem é no fogão!
***********************************************

Qual a melhor Universidade?

Obviamente, esta é uma pergunta que não me arriscaria responder. No entanto, o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador do Ministério da Educação (MEC), divulgou uma lista com as melhores universidades do Brasil. Das 10 primeiras colocadas, apenas uma universidade é particular (a PUC do Rio de Janeiro - 9ª colocada).

De acordo com o ranking, a Universidade Federal de São Paulo é a melhor do Brasil. Em 2º estaria a Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre seguida por duas federais de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 3º e 4º respectivamente.

Portanto, o ranking colocou as universidades de Minas Gerais em uma situação confortável. Afinal, além de conquistar o 3º e 4º lugares, teve 4 instituições entre as 10 melhores do país. Além da UFV e UFMG, fizeram bonito a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - 6º - e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – 10º.

***********************************************
Além de ser uma boa notícia para os estudantes mineiros, não deixa de ser uma estatística interessante para os itabiranos que, cada vez mais, podem confiar na Unifei.
***********************************************

UFMG prorroga inscrições
Por falar em Universidade, a UFMG prorrogou as inscrições do vestibular para o dia 19 (próxima sexta). Portanto, os vestibulandos terão mais uma semana para preencher o formulário na Internet (http://www.ufmg.br/) e pagar uma taxa é de R$ 125.
***********************************************
Não deixe para a última hora e faça logo sua inscrição!
Boa sorte!
***********************************************

Do vinho para a água
Ao contrário do valor sancionado pelo presidente Lula (R$ 453,67), o novo mínimo deverá ser mais redondo e um pouco mais agradável para o trabalhador brasileiro (R$ 460). O novo salário deverá ser pago a partir de fevereiro de 2009.
***********************************************
Não deixe para a última hora e faça logo sua inscrição!
Boa sorte!

Uai, repetiu... não! Isto é só para lembrar você de continuar estudando, caso contrário...
***********************************************


Foi bom para você?
Estamos esperando seu comentário!

Um pouco de Saúde no Caminho...

Lucas Alvarenga
Hoje é o último dia de vacinação contra Rubéola


Esta sexta-feira, 12 de setembro, é o último dia de vacinação contra Rubéola. Em Itabira, a dose está sendo aplicada nos PSFs, desde o início da campanha. A estimativa é que pelo menos 95% da população – homens e mulheres de 12 a 39 anos – sejam imunizadas. O percentual corresponde a 55.933 pessoas em todo município de Itabira.

A proposta da campanha é a erradicação total da doença em todo país e na América. A vacina deve continuar nos postos até o final de setembro. Mas, de acordo com a secretaria de saúde, é importante que as pessoas se vacinem nesse final de semana, pois todos os postos estarão disponíveis com exclusividade.
*******************************************
Mas nada de Zé Gotinha viu marmanjos!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Notícias que vão mudar o mundo... (atalho 3)

Lucas Alvarenga
Egípcios se enterram para combater a impotência.
***********************************************
Tava morto mesmo!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

Independência do Brasil

“Independência ou Morte?”
Hoje, 7 de setembro de 2008, há 186 anos foi declarada a Independência do Brasil. Nostalgicamente, me lembro de minha infância e dos desfiles que realizávamos nas escolas. Anseio pelo futuro, quando terei a oportunidade de assistir meu filho nos mesmo desfiles.

Independente dos problemas que nosso país enfrentou e continua encarando, acho indispensável comemorar estas datas. É como um aniversário – por falar nisso o meu é amanhã – que deve ser sempre celebrado mesmo quando estamos desanimados com o inevitável envelhecimento.

Pensando nisso, o jornal “O Caminho” preparou esta matéria especial para celebrar nossa emancipação políitica. Confira!

Independência do Brasil
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Denomina-se Independência do Brasil ao processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data adotada é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Alguns aspectos da versão oficial, no entanto são contestados por alguns historiadores.

A moderna historiografia em História do Brasil, entretanto, remete o início do processo de independência à chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

7 de Setembro
Eventos históricos
1822 - É declarada a Independência do Brasil.
1822 - O Príncipe Regente é saudado em São Paulo como o primeiro Imperador do Brasil e executa o Hino da Independência.
1922 - Emancipação política da cidade de Itabirito - MG
1922 - Primeira transmissão de rádio no Brasil, com discurso do presidente Epitácio Pessoa
1949 - Fundação oficial da República Federal da Alemanha
1961 - Toma posse o presidente brasileiro João Goulart e inicia-se o primeiro regime parlamentarista no país
1963 - She Loves You, a canção dos Beatles que mais vendeu até hoje no Reino Unido chega ao "top 1" nas paradas de sucesso britânico.
1979 - Início das transmissões da emissora norte-americana ESPN
1998 - Criado o site de pesquisas Google.com

24a Rodada do Brasileirão

Rodada reforça extremos de Minas

A 24ª Rodada do Brasileirão 2008 representou bem a campanha dos mineiros até o momento. O Cruzeiro (2º Colocado com 43 pontos) venceu o Vasco (3X1) no Rio de Janeiro e está a 6 pontos do Grêmio (1º com 49). Já o Atlético (12º com 30) empatou com o São Paulo no Mineirão e segue classificado para a Sul-Americana. Quem se deu mal foi o Ipatinga (20º com 21 pontos) que perdeu sua 13ª partida, desta vez para o Náutico (2X0), e segue na lanterna da competição.
Portanto, podemos esperar que o Cruzeiro lute pelo título e se não der, pelo menos a classificação para a Libertadores deve ser conquistada. Enquanto isso, no ano do seu Centenário, o Galo segue sem título e se contentando com a Sul-Americana.
Porém, se você torce pelo Ipatinga, é bom começar a rezar, pois só um milagre evita o rebaixamento do Tigre. No sábado, a equipe do Vale do Aço recebe o Atlético Mineiro no Ipatingão. Vale a pena conferir!

Rodada ajuda Cruzeiro
Além da vitória diante do Vasco, em pleno São Januário, os cruzeirenses comemoraram o empate do Grêmio (líder) e a derrota do Palmeiras (ex-vice). Os gaúchos empataram com o Fluminense (0X0) no Maracanã. Melhor ainda foi o resultado dos paulistas que, mesmo jogando em casa, perderam para o Sport (3X0). Com isto, o Cruzeiro ultrapassou o Palmeiras (3º com 43). E, no próximo domingo, tem Cruzeiro e Palmeiras no Mineirão. Imperdível!



sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Itabira não tinha.... Agora tem!!

Lucas Alvarenga

Primeira Mostra Itabirana de Danças Clássicas



É isso mesmo!! ballet!!! com direito a camarote, leque bordado e tudo mais.


A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade apresenta, na próxima sexta-feira, 5, a Iª Mostra Itabirana de Danças Clássicas, no teatro do Centro Cultural. O espetáculo beneficente é uma iniciativa da Cia. Itabirana de Danças Clássicas, em parceria com o grupo Voluntários Vale.
A noite terá trechos de diversos ballets de renome mundial, dentre eles: Le Corsaire, La Bayadère, Raymonda, Napoli, Diana e Acteon, Esmeralda, Flower Festival, Don quixote, Bela Adormecida, O lago dos Cisnes, entre outros. Os bailarinos executarão obras homônimas do Ballet Clássico com beleza, técnica e interatividade.
Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível na sede da Cia. Itabirana de Danças Clássicas – Rua Didi Andrade 54, bairro Santo Antônio, a partir de 15h. Mais Informações: 3831-7151.
**************************************************
Que coisa não! Cultura de primeira na terra do Drummond. Programação tipo européia aí pros matuto.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Brasileirão: resultados, análise e próximos desafios

Tabela Fixa

Numa rodada marcada pelos empates (foram 6 em 10 partidas), não tivemos muitas alterações na classificação do Campeonato Brasileiro. Melhor para Palmeiras (2º com 43 pontos) e Grêmio (líder com 48) que venceram e se distanciaram dos concorrentes. Estes empataram e continuam próximos. Haja visto que a diferença entre o 3º Colocado - o Cruzeiro com 40 pontos – e o 8º - o Coritiba com 37 pontos – é de apenas 3 pontos.

Os outros vencedores, Goiás (10º com 30 pontos) e Sport (9º com 32 pontos), foram os únicos que conseguiram ganhar posições (três e uma, respectivamente). Portanto, as poucas mudanças ocorreram somente no meio da tabela. Afinal, na parte de baixo, Ipatinga (20º com 21 pontos), Santos (19º com 23), Portuguesa (18º com 23) e Náutico (17º com 23) continuam na zona de rebaixamento.

Sabores variados
Para os Clubes Mineiros, os empates tiveram repercussões diferentes. Os cruzeirenses foram os que mais lamentaram. Afinal, jogando no Mineirão e sofrendo um gol aos 44 minutos, o resultado teve um impacto bastante negativo.
Além disso, o atacante Guilherme perdeu um pênalti e a equipe levou um gol tendo um jogador a mais. No entanto, o resultado foi um castigo merecido diante da apatia dos jogadores celestes.

Por outro lado, Ipatinga e Atlético conseguiram um resultado mais positivo. Afinal, jogaram fora de Minas Gerais – contra Vitória e Portuguesa, respectivamente - e retornaram com um pontinho. Após empate, o Galo (12º colocado com 29 pontos) caiu uma posição e o Tigre (20º com 21) permaneceu na lanterna.

Confira os resultados23ª rodada Sábado, 30/08/2008
Goiás 2x0 Figueirense
Vitória 0x0 Ipatinga
Botafogo 1x1 Náutico
Domingo, 31/08/2008
São Paulo 0x0 Santos
Grêmio 2x1 Vasco
Atlético-PR 1x2 Palmeiras
Sport 1x0 Internacional
Flamengo 2x2 Fluminense
Cruzeiro 1x1 Coritiba
Portuguesa 1x1 Atlético-MG

Confira também os próximos jogos: 24ª rodada
Quarta, 03/09/2008
19:30
Goiás x Atlético-PR
22:00 Santos x Vitória
22:00 Figueirense x Flamengo
22:00 Atlético-MG x São Paulo
Quinta, 04/09/2008
20:30 Vasco x Cruzeiro
20:30 Palmeiras x Sport

Sábado, 06/09/2008
18:20 Fluminense x Grêmio
18:20 Internacional x Portuguesa
18:20 Coritiba x Botafogo
18:20 Náutico x Ipatinga

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Notícias que vão mudar o mundo... (parte 2)



Maurren Maggi vai virar estátua em São Carlos (SP).










***************************************
Brasileiro é foda... Nem ganhando o ouro escapa do bronze....

Notícias que vão mudar o mundo... e seu caminho!










A ex-BBB Fani curti Lençóis Maranhenses de biquíni.



****************************************************
Em uma Burca estaria bem original.