sábado, 30 de agosto de 2008

A arte de escrever na aldeia

Lucas Alvarenga

O QUARTO PODER

"JURO CUMPRIR MINHAS OBRIGAÇÕES COMO JORNALISTA DENTRO DOS PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DE JUSTIÇA E DEMOCRACIA, COERENTE COM OS IDEIAS DE COMUNHÃO E FRATERNIDADE ENTRE OS HOMENS, PARA QUE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO REDUNDE NO APRIMORAMENTE DAS RELAÇÕES HUMANAS QUE RESULTARÁ NA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO MAIS DIGNO, MAIS JUSTO, PARA QUE OS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS".



A tarefa de um comunicador social, seja jornalista, radialista ou Relações Públicas, é trazer e produzir à população, o conhecimento. Informações claras, precisas e sobretudo verdadeiras.


O comunicador tem uma importância estratégica na sociedade atual, um lugar privilegiado para contribuir e dialogar. Atuando e incidindo na cultura, política, economia e social. Os comunicadores têm hoje influência fundamental na configuração da formação humana. Portanto, refletir sobre esta responsabilidade, as práticas de comunicação e trocar experiências com outros atores é uma forma necessária de produzir conhecimento para um mehor e mais eficiente desenvolvimento, profissional, acadêmico e social.




É imprescindível que os profissionais da comunicação analisem os novos desafios e construam, coletivamente, propostas conceituais e metodológicas que facilitem uma comunicação capaz de ajudar a construir sociedades mais humanas, justas e solidárias.

Voltando a terra do escritor Drummond, é triste presenciar pessoas que se dizem jornalistas/comunicadores usarem de má fé para ludibriar a comunidade em jornais, rádios e sites. Parece que não saímos de 1900 e vovó de bicicleta, quando a mídia influenciava de modo ainda mais direto, a vida das pessoas (leia-se Hitler). Jornalistas usarem recursos de infra-estrutura do poder público, como carros e equipamentos. Estas pessoas tem de ser punidas por órgãos competentes e o mais importante, ser censurada moralmente por nós, que temos senso crítico para discernir o que é certo e aceitável.


Art 2º "A divulgação de informação, precisa e correta, é dever dos meios de comunicação pública, independente da natureza de sua propriedade".

Art 3º "A informação divulgada pelos meios de comunicação pública se pautará pela real ocorrência dos fatos e terá por finalidade o interesse social e coletivo".

Art 7º "O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação".

Art 10º "O jornalista não pode: A) Aceitar oferta de trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial da categoria ou com a tabela fixada por sua entidade de classe. B) Submeter-se a diretrizes contrárias à divulgação correta da informação".

Art 14º "o Jornalista deve: Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas".

APAE de Itabira promoveu neste mês a Semana do Excepcional

Lucas Alvarenga

Entre os dias 21 e 28 de agosto, a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Itabira, promoveu a "Semana Nacional do Excepcional 2008". O evento celebrado em todo o país tem como finalidade sensibilizar, mobilizar e conscientizar a população e o governo municipal, visando a garantia dos direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção no contexto social, cultural, educacional e político. Com o tema "Defender Direitos Humanos é Valorizar a Diversidade e Promover a Dignidade" contou com palestras, oficinas, shows e várias outras atividades.


22 de Agosto - Dia da Criança Especial
Fonte: Jornal Tempo Ética

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Crônica

O Homem Sardinha



Rafael Póvoa

Ponto de Ônibus. Tudo normal... no horário de sempre, devo chegar uns 20 minutos adiantado. Tranqüilo como um grilo.

Como se não bastasse um pequeno atraso, lá vem meu companheiro lotado. Dessa vez mais cheio que o de costume, equipado com braços nas janelas e bundas nas portas. Coração de mãe? Sempre cabe mais um. Dois, três...

Após heróico esforço, licenças, mochiladas e desculpas, obtenho êxito. Espreme daqui e aperta de lá, daqui a pouco estou na roleta. Ufa! Devo chegar uns 15 minutos antes.

Curvas radicais? Freadas inesperadas? Sem problema. Desafiando as leis da física é impossível um corpo cair nesse espaço. Nessa sinestesia de movimentos, sons e odores vamos que vamos, cruzando a cidade. Se o trânsito colaborar, chego uns 10 minutos...

“Vamos motô! Não cabe mais!”
Qual é o quê? Mais gente quer participar dessa história cotidiana. Estudantes, donas de casa, aposentados, trabalhadores... Avante! Não importa se estão indo ou voltando, ninguém quer ficar parado.

E, nesse ritmo, chego uns cinco minutos atrasado. Mas tudo está bem – ninguém precisa ficar desanimado – porque amanhã tem mais e, se meu amigo colaborar, chego no horário.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cultura e História no papel...

Lucas Alvarenga

No meio do caminho tinha uma ..... fiação de luz!!


Antes que chova de comentários sobre esta matéria esclareço que esta não tem cunho político! Para quem tem acompanhado nosso blog pode confirmar que os Caminhos percorridos aqui são da Cultura, História, Esporte, Lazer e por aí vai. (até pareceu mesmo discurso de candidato).
Mas outro dia observei como anda o centro de nossa cidade e a tentativa de inserção da Prefeitura em rotas de turismo. E não dá!! Uma cidade que quer valorizar o centro histórico, através de caminhos Drummondianos, casarão de não sei lá quem, largo do batistinha, e por aí vai... não pode deixar que seus casarões apodreçam e caiam. Para quem lembra, quantos aqui não sofrem de ruínas e não são cuidados.
Alô, pessoal da Prefeitura, Desenvolvimento urbano, Patrimônio e Cultural. Cadê projetos para restaurações dos casarões e fiações aterradas? Assim não pode, assim não dá!!




Casarões históricos no centro da cidade de Itabira/MG. A esquerda casarão reformado mas entupido de fios e placas, a Direita, dispenso comentários.

Brasileirão: 22a Rodada

Cruzeiro perde 2ª consecutiva e cai para 3º
O desempenho do Cruzeiro fora do Mineirão já é motivo de preocupação para o torcedor. No returno do Brasileirão, a equipe perdeu as duas partidas que disputou fora de casa diante de Botafogo (1X0) e Santos (2X0). Ao todo, a equipe mineira foi derrotada seis vezes fora de Minas Gerais, contra apenas uma derrota no Mineirão.

O tropeço na Vila Belmiro custou a 2ª colocação da Raposa que foi ultrapassada pelo Palmeiras. A equipe paulista venceu a Portuguesa (4X2) e agora soma 40 pontos (1 a mais do que os mineiros). Além disso, a diferença entre Cruzeiro (3º colocado com 39 pontos) e Coritiba (8º com 36) é de apenas três pontos. Cabe ressaltar que o time do Paraná é o próximo adversário do Cruzeiro, domingo, no Mineirão.

Em Minas Gerais...
Desta vez, Ipatinga e Atlético salvaram o final de semana para as equipes mineiras e venceram Goiás (1X0) e Atlético Paranaense (4X0), respectivamente. Apesar de seguir na lanterna, o resultado permitiu que o Ipatinga (20º com 20 pontos) se aproximasse de clubes que estão fora da zona de rebaixamento como Atlético Paranaense (16º com 23) e Fluminense (15º com 23).

Melhor ainda foi a vitória para o Galo (11º com 28). A goleada deu novo ânimo ao grupo que conquistou três posições, se distanciando do rebaixamento e voltando para a zona da Sul-Americana.

Cadê o Japa!!

Lucas Alvarenga


Onde está o Wally?

No início destes caminhos, hoje bem percorridos, contamos com valiosas contribuições, de redatores, fotógrafos e chargistas. E temos um que anda meio sumido por estes caminhos que está fazendo falta. Será que foi reencontrar amigos em Beijing 2008? ou em alguma colônia espiritual budista?

O mistério permanece, resta-nos esperar alguma publicação repentina para que possamos rir com seu humor temperado na medida certa. Aparece aí Nonaka!!!



**************************************************
P.s: Isso não foi falta de matéria!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Turno novo, vida nova

Flamengo “quebra” seqüência do Grêmio

A vitória do Flamengo sobre o líder Grêmio (2x1) deu um novo tempero ao Brasileirão 2008. Com o feito, os rubro-negros interromperam uma sequência inacreditável do tricolor gaúcho. Os gremistas vinham de uma invencibilidade de 11 jogos, 5 vitórias consecutivas e 6 partidas sem sofrer gols.

Efeitos do resultado
Devido à grande campanha e beneficiado pelas derrotas de Cruzeiro e Palmeiras, o Grêmio permanece na liderança isolada da competição. A equipe conquistou 44 pontos (5 a mais do que o vice-líder Cruzeiro).

Já para o Flamengo (6º com 35), a vitória pode significar a reabilitação. Após um período tumultuado, a equipe – que liderou o Campeonato por várias rodadas – volta a se aproximar dos líderes e está a dois pontos do 3º (Botafogo) e 4º (Palmeiras) colocados.

Líderes do 2º Turno
Ao assumir o tricolor carioca, o treinador Cuca defendeu que a equipe brigasse pelo título “simbólico” do segundo turno. No momento, Fluminense, Vasco e Botafogo são os únicos que venceram as duas partidas do returno.

Os resultados foram suficientes para melhorar a posição dos cariocas na tabela. O Fluminense (16º com 22 pontos), finalmente, saiu da zona do rebaixamento. Além de se distanciar dos últimos colocados, o Vasco (13º com 25) se aproximou da Sul Americana. Na ponta de cima, o Botafogo (3º com 37) fez ainda melhor e já começa a “sonhar” com o título. Com 6 vitórias consecutivas, o alvinegro carioca mostrou que nada é impossível neste Campeonato.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ixi... deu branco!!!

Lucas Alvarenga



Bom sono, alimentação saudável e muita leitura
ajudam a manter a memória ativa.


Não se lembra onde colocou o controle remoto da Sky, o celular ou o papelzinho com aquele telefone? Não se preocupe... isso é normal! Os especialistas no assunto têm duas certezas: memorização tem tudo a ver com a emoção e também com uma proteína descoberta recentemente, a beta-amilóide. Substância essa que não é nome de peixe mas é responsável pela falta de memória e muito comum em pessoas que sofrem do alemão Alzheimer. E, para quem é saudável, quanto mais à informação, mais intenso é o registro. Ou seja, situações marcantes sejam negativas ou positivas são registradas com mais intensidade.


Para manter a memória sempre ativa, bom sono, muita leitura, alimentação saudável e atividades físicas são fundamentais. O repousó é, de fato, essencial para que o cérebro não tenha "brancos" constantes. Não importa a quantidade, mas a qualidade do sono. Para armazenar as informações que vimos, ouvimos e lemos durante um dia, precisamos entrar no estágio do sono profundo, quando ocorrem os sonos.




O cérebro é como um musculo, se não for usado atrofia. Para exercitar a memória vale fazer palavras cruzadas, anotar sonhos logo depois de acordar, escovar dentes com a outra mão, fazer novos trajetos para o trabalho, beber água de hora em hora e até ouvir música clássica. Então chega dos axés e Titanic´s da vida.

Teste sua memória!


1. Memorize as palavras: maça, televisão, carneiro

2. Memorize este nome e endereço:

João Ninguém - Av. Brasil, 1500 - Matto Dentro,MG

3. Você apresentou alguma dificuldade além do normal nas últimas semanas?

4. Lembrar de listas tem sido uma tarefa mais difícil do que era antes?

5. Você notou queda na sua capacidade de calcular, de cabeça, a gorjeta do restaurante ou o troco correto?

6. Você tem esquecido de pagar contas?

7. Você tem dificuldade para lembrar nomes?

8. Você tem dificuldade de reconhecer as pessoas que deveria conhecer?

9. Você tem dificuldade para encontrar a palavra que queria dizer?

10. Você já teve dificuldade em se lembrar como fazer tarefa simples como usar um microondas ou um controle remoto?

11. Os lapsos de memória têm interferido em seu dsesempenho no trabalho?

12. Os lapsos de memória têm interferido em suas atividades em casa?

13. Os lapsos de memória têm interferido em situações sociais?

14. Diga o nome dos três últimos prefeitos de sua cidade.

15. Diga o nome dos cinco últimos presidentes do seu país.

16. O que você jantou nas últimas duas noites?

17. Quais foram os dois últimos filmes a que você você assistiu?

18. Escreva as três palavras que você teve que memorizar no início deste teste.

19. Escreva o nome e endereço que teve que memorizar no início deste teste.


RESULTADO

Some um ponto para cada "não" nas questões 3 a 13 (máximo 11 pontos). Depois, some um ponto para cada lacuna preenchida corretamente nas questões 14 a 19 (máximo 21 pontos).

Se você atingiu:

28-32 - Parabéns! Você tem uma memória acima da média.

22-27 - Bom, mas seria melhor se você fizesse exercícios de memória.

15-21 - Sua memória anda meio fraca, exercícios podem ajudá-lo a melhorar, mas lembre-se não escute Titanic e nem axé.

0-14 - Hã?? O que você disse mesmo? se lembrar, procure um médico.


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Rapidíssimas...

Lucas Alvarenga

Meninas dependentes de celular
Duas meninas, de 12 e 13 anos, da cidade de Lérida, na Espanha, foram enviadas pelos pais para o Centro de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes. A razão é que elas tinham desempenho ruim na escola e não conseguiam mais participar de outras atividades sem estarem com os respectivos telefones celulares. Elas aindam mentiam a parentes para conseguir mais dinheiro. "As duas mostravam um comportamento pertubado e isso era notado nos problemas na escola", declarou a médica Maite Utges. diretora da instituição, que pela primeira vez trata crianças dependentes de celular.


Bonecos de lego em cenas históricas
Fotografias consagradas historicamente foram recriadas de uma maneira pouco comum pelo fotógrafo britânico Mike Stimpson. ele usou bonecos do tipo lego para reproduzir imagens inesquecíveis. Entre elas, a chegada do homem à Lua, a do estudante chinês parado em frente a um tanque de guerra, no episódio conhecido como Protesto na Praça Celestial, na China, e até o lance polêmico, no jogo entre Argentina e Inglaterra, na Copa de 86, no qual Maradona fez um gol com a mão. Os trabalhos estão no site www.redbuble.com.

****************************************
Uma reprodução da ave João-de-Barro já foi encomendada pelos Itabiranos de plantão.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Rapidinhas animais

Lucas Alvarenga

Falcões na segurança de Aeroporto


Está previsto para este mês a instalação de um novo sistema de segurança no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), que inclui oito falcões que terão a missão de impedir que aves, como quero-quero e garças, se choquem contras as aeronaves, provocando acidentes. Os falcões serão soltos apenas durante os intervalos de vôos a fim de que não possam se tornar perigosos durante pousos e decolagens. De acordo com a Infraero, 18 acidentes foram registrados com aves no aeroporto em 2007 e mais quatro nos cinco primeiros meses deste ano.




Cães e Gatos doadores de sangue


Assim como as pessoas, cães e gatos também precisam de doadores de sangue. E há hemocentros específicos para animais, como o da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Além deste, Curitiba, Recife e São Paulo também possuem centros para cães e gatos doadores e, desde, fevereiro, começou a funcionar no Rio o HEMOPET. De cães, é retirada uma bolsa completa de 450 ml e, por isso, cada animal deve ter mais de 25 Kg. De gatos, são retirados 60ml e é precisoque pesem mais de 4 Kg. Ambos têm que estar com a vacinação em dia.
*******************************************************
Este Caminho está o Bicho hein... Notícias estas caberiam na seção "´Notícias que vão mudar o mundo".
Cães e gatos que bebem e que fumam estão inabilitados para doação de sangue.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Eleição 2008

Lucas Alvarenga

Contas de campanhas sem fraudes
Os extratos bancários eletrônicos das contas abertas para campanha serão disponibilizados pelos bancos à Justiça Eleitoral. A nova regra foi aprovada dia 19 de Junho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como objetivo evitar que ocorram fraudes em campanhas, principalmente durante a prestação de contas. Se antes os extratos eram entregues em papel pelos candidatos e comitês, agora os bancos enviarão os dados diretamente para o Bancio Central em, no máximo, cinco dias úteis após o término do prazo da prestação de contas. A regra vale também para a movimentação financeira dos diretórios dos partidos.


*******************************************************

É bom ficar de olho mesmo! pois o absurdo de dinheiro, principalmente de quem está na situação, daria para fazer muita coisa. Para consultar acesse o site do TSE.gov.br e veja seu candidato a prefeito e vereador.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Homenagem "atrasada" aos Pais

Pai: um exemplo para os filhos
Rafael Póvoa
Acredito que os pais que lêem nosso blog devam estar um tanto quanto insatisfeitos conosco. “Poxa, até aqui ficamos em segundo plano? Não é possível! Para as mães tivemos homenagem e para nós?”

Realmente, só nos restar desculparmos e corrigirmos nossa falha. A reclamação parece justa porque como podemos perceber que o movimento no comércio e nas estradas é maior durante o dia “delas”. Estas se defendem dizendo que inúmeras vezes ficam com o trabalho mais pesado. Porém, em tempos atuais, a difícil arte de educar, dar exemplo, sustentar, consolar, incentivar e, acima de tudo, amar são tarefas cada vez mais divididas.

No entanto, tenho um argumento que considero irrefutável: também celebrei o “Dia dos Pais”. Isto mesmo! Pude, pela primeira vez, sentir a emoção desta data tão especial. Gostaria, portanto, de pedir licença e me auto-parabenizar!

Com certeza, após o nascimento do Guilherme, terei uma comemoração ainda mais emocionante. Obviamente, aproveito a oportunidade para agradecer ao meu pai (Getúlio Pires Guerra) por tudo o que ele representa em minha vida! Portanto, esta homenagem é especialmente destinada a ele.

Grêmio vence 1º Turno

Tricolor gaúcho é o time a ser batido
Após goleada diante do Atlético Mineiro (4X0, em pleno Mineirão), O Grêmio terminou o sábado como Campeão do 1º Turno do Brasileirão. Como se não bastasse o título simbólico, os gaúchos assistiram, no domingo, alguns de seus principais adversários (Cruzeiro e Palmeiras) serem derrotados pela Portuguesa (2X1) e pelo Botafogo (1X0), respectivamente.

Simplesmente o melhor
Neste momento, gremistas têm motivos de sobra para comemorar. Afinal, a equipe lidera o campeonato com 41 pontos (5 a mais do que o vice-líder Cruzeiro). Além disso, o time mostrou bastante estabilidade (está entre os primeiros desde o começo da competição) e vêm de uma seqüência empolgante (4 vitórias consecutivas e 10 partidas de invencibilidade). É de tirar o chapéu, tchê! Quem se lembra da última derrota do Grêmio? Aconteceu no dia 6 de Julho, contra o Botafogo no Engenhão (1X0).

Campanha fantástica
Quer mais? Os gaúchos têm, até o momento, 71% de aproveitamento, o melhor ataque da competição com 35 gols marcados (dois a mais do que o São Paulo) e inquestionavelmente a melhor defesa com apenas 12 gols sofridos (sete a menos do que Cruzeiro, Coritiba, Flamengo e Botafogo).Barbaridade!


É Campeão?

Obviamente, ainda é cedo para classificar o Grêmio como grande favorito ao título. Afinal, temos todo o 2º Turno pela frente. No entanto, equipes como Cruzeiro (2º com 36 pontos), Palmeiras (3º com 34) e São Paulo (4º com 33) terão que trabalhar duro para correr atrás do tricolor gaúcho.


ATALHO... (parte 2)

Lucas Alvarenga


Cresce Consumo de drogas no Brasil

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2008, divulgado no último dia 26 pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), mostra que o maior aumento no consumo dde maconha na América Latina foi registrado no Brasil. O uso de cocaína também cresceu no País, segundo maior mercado entorpecente no continente, depois dos Estados Unidos. As regiões brasileiras mais afetadas pelas drogas foram o Sul e o Sudeste. De acordo com o relatório, o aumento das plantações de ópio no Afeganistão e de coca na Colômbia - o que leva à redução de preços e pode estimular a demanda-, aliado ao elevado consumo de entorpecentes em países em desenvolvimento, são sérias ameaças aos avanços conquistaddos no controle internacional de drogas.
A UNODC mostra que cerca de 5% dos adultos no mundo, com idades entre 15 e 64 anos, usaram entorpecentes no último ano. Já os dependentes químicos correspondem a 0,6% da população adulta do planeta. SEgundo Antônio Costa, diretor-executivo do escritório da ONU, os números significam um progresso maciço no combate às drogas, ainda mais se comparado ao uso de Tabaco e álcool. "O consumo dessas substâncias afeta até 25% da população mundial e tem um impacto ainda mais grave na saúde pública do que a heroína, a cocaína e outras drogas sintéticas", afirma.




Desigualdade de salários diminui

A desigualdade de salários entre as classes mais baixas e as mais altas caiu 7% de acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A avaliação foi feita entre o prazo do quarto trimestre de 2002 e os três primeiros meses deste ano. Para chegar aos resultados, o instituto dividiu a população em 10 grupos, de acordo com as rendas, e avaliou as variações das médias salariais de cada faixa.
As conclusões divulgadas pelo Ipea mostram que as diferençãs diminuíram porque os ganhos dos mais pobres evoluíram quase cinco vezes mais do que os dos mais ricos.
Para o presidente do Instituto, Márcio Pochmann, esses resultados aconteceram como consequencia de alguns fatores reunidos, como crecimento econômico, como estabilidade monetária, políticas sociais e redução de desemprego.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ATALHO...

Lucas Alvarenga


CRIMES PELA INTERNET

De acordo com estudo do chefe de Perícia da Informação da Polícia Federal (PF). Paulo Quintiliano, 90% dos crimes que ocorrem em todo o mundo serão praticados pela internet nos próximos 10 anos. Ao invés dos antigos assaltos à mão armada, os ladrões acreditam que a rede muindial de computadores é um meio mais seguro para a prática de crimes, incluindo os de pedofilia e assaltos a banco. Por essa razão é que, atualmente, discute-se na PF um projeto de criação de mais delegacias especializadas no combate a crimes cibernéticos.


MAIS UM MOTIVO PARA PARAR DE FUMAR



Segundo pesquisa do site de emprego Catho Online, o cigarro não afeta somente a saúde, mas também o trabalho. Mais de 81% dos selecionadores consultados disseram ter restrições quanto à contratação de fumantes. "As empresas não declaram abertamente que existe essa restrição, porque é uma forma de preconceito. Mas a maioria dos recrutadores prefere não contratar pessoas viciadas em cigarro", diz Gláucia Santos, consultora de recursos humanos da Catho.



O critério usado pelas empresas é de que o cigarro afeta a produção dos funcionários, pois um fumante sai para fumar, em média, quatro vezes por dia, e passa cinco minutos fora do ambiente de trabalho. "Essa perda de tempo é pequena para uma pessoa, mas se uma empresa tem 100 funcionários fumantes, ela perde, por mês centenas de horas de trabalho por causa do cigarro", completa a consultora.



sábado, 9 de agosto de 2008

Promessa é dívida

Rápidas e eficientes

Rafael Póvoa

Como é característica desta Coluna, "Rapidinhas" traz interpretações de notícias que interessam ao nosso leitor. Entre os destaques estão a diminuição da desiguladade social, as "férias" dos políticos, a liberação dos "ficha suja" e o aumento no imposto de bebidas.

Confira e dê sua opinião!


Volta ao trabalho, será?
Após as férias é de se esperar que todos voltem ao batente. Pois é, mas se você é deputado federal ou senador poderá ter a chance de esperar mais um pouco.
É que tem muito político fazendo Campanha para as Eleições Municipais. Emprego bom este, não? O pior é que o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) propôs um novo recesso, imagina!

Vale Tudo
Ao contrário do que pretendia a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e possivelmente os eleitores, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu liberar a candidatura de políticos que respondem a processo na Justiça (mais conhecidos como “ficha suja”).
Ou seja, mesmo que condenados em 1ª Instância, estes políticos podem se candidatar às eleições municipais. Como era de se esperar, teve muito deputado e senador comemorando a notícia lá em Brasília.
Após a polêmica decisão, o “pepino” (para não usar outra palavra) fica nas mãos dos cidadãos.

Desigualdade diminui
Estudo recente, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), demonstra que a pobreza diminuiu no Brasil. Enquanto isso, o número de pessoas que pertencem a Classe Média teria aumentado.
Segundo a FGV, a classe C – famílias com rendas entre R$ 1.064 e R$ 4.591 – atingiu 51,89% da população. A pesquisa aponta o aumento do emprego formal como a principal causa.
No entanto, o estudo ressalta que ainda falta qualificação profissional (lê-se educação) para que a desigualdade diminua ainda mais.

Essa é para os “bebuns” de plantão
Depois da “Lei Seca”, mais uma notícia deve desagradar aos “amantes das biritas”. É que a Receita Federal aumentará, em outubro, o Imposto sobre as bebidas quentes (vinhos, cachaças e uísques, entre outras).
Porém, os que apreciam – com ou sem moderação – a “loira gelada” podem ficar tranqüilos, pois o aumento – de cerca de 30% - não inclui a cerveja.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

“RAPIDINHAS”: O Retorno

Energia após as férias
Como foram as férias?

Esperamos que tenham sido boas!

Pode nos falar a verdade, apostamos que sentiram falta de nossas “Rapidinhas”. Assim, indo dormir, depois do trabalho ou sem nada interessante para fazer... cadê as “Rapidinhas”?

Pois é, estamos de volta e com força total para falarmos de Política, Economia, Cultura e Comportamento. Mas para que seja ainda melhor precisamos de sua participação!

Aguarde!

Quem será o Campeão do 1o Turno?

Grêmio e Cruzeiro brigam por título simbólico
Faltando apenas uma rodada para terminar o 1º turno do Brasileirão, Grêmio (líder com 38 pontos) e Cruzeiro (vice com 36) são as únicas equipes com chances de começar a segunda fase na liderança.

Os gaúchos levam ligeira vantagem, pois podem garantir o título simbólico com um empate. O adversário dos tricolores é justamente o arqui-rival dos cruzeirenses. Grêmio e Atlético se enfrentam sábado, às 18h20, no Mineirão. No domingo, só a vitória interessa ao Cruzeiro que enfrenta a Portuguesa, às 16 horas, no Canindé.

O valor do título
Conforme comentamos anteriormente, o título do 1º turno é apenas simbólico e, ao contrário de edições anteriores, não garante nenhuma vantagem ao vencedor. No entanto, existe um dado bastante interessante não só por parte da superstição, como também de caráter psicológico.

Desde 2003, ano em que o campeonato adotou a fórmula de pontos corridos, todos os líderes do 1º turno acabaram se sagrando campeões brasileiros. Portanto, podemos esperar muita disputa e uma grande festa neste final de semana.

Confira os jogos da 19ª Rodada:

Sábado, 09/08/2008
18:20 São Paulo x Goiás
18:20 Flamengo x Atlético-PR
18:20 Atlético-MG x Grêmio
Domingo, 10/08/2008
16:00 Coritiba x Sport
16:00 Vitória x Vasco
16:00 Botafogo x Palmeiras
16:00 Portuguesa x Cruzeiro
18:10 Internacional x Figueirense
18:10 Náutico x Santos
18:10 Ipatinga x Fluminense

Brasileirão: 18a Rodada

Distâncias e aproximações
A 18ª Rodada possibilitou situações diferentes para vencedores e perdedores. De um lado, equipes como Grêmio (1º com 38 pontos), Cruzeiro (2º com 36) e Palmeiras (3º com 34 pontos) – que venceram, respectivamente, Ipatinga (1X0), Internacional (2X0) e Vitória (3X0) – se distanciaram dos adversários e aparecem como candidatos ao título.

Do outro, os derrotados Flamengo (7º com 28 pontos), Vitória (5º com 29) e São Paulo (4º com 30) observaram os resultados positivos e a conseqüente ascensão de clubes como Coritiba (6º com 29 pontos), Botafogo (8º com 28) e Sport (9º com 27).

Enquanto isso...
Na parte de baixo da tabela, destaque para a vitória do Atlético Paranaense sobre o Náutico (2X0) que tirou o Furacão (14º com 20 pontos) da Zona de Rebaixamento e colocou os pernambucanos (17º com 18 pontos) em situação delicada no campeonato.

Complicada também ficou a vida do Santos (18º com 17 pontos) que perdeu de virada (3X2) para o Atlético Mineiro (11º com 24), jogando na Vila Belmiro. A segunda vitória consecutiva – a primeira fora de casa - colocou o Galo em situação mais confortável na classificação.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Motoristas, nada de álcool!

Lucas Alvarenga

Leis mais rígidas foram inseridas no Código Brasileiro de Trânsito a fim de impedir que motoristas consumam álcool. No dia 20 de junho, entrou em vigor a determinação de que o motorista que ingerir quantidade de álcool terá a carteira de habilitação suspensa, deverá pagar multa de R$ 955 e poderá ser preso. A proibição da venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais, estabelecida por meio de uma Medida Provisória, agora virou lei. Os estabelecimentos flagrados vendendo essas bebidas serão multados em R$1,5 mil.


******************************************************************

Que coisa né... será que aqui em Itabira pega essa lei? Enquanto não temos notícia de prisões, responda a enquete ao lado e dê sua opinião.

Festival de Inverno...

Lucas Alvarenga
E o Festival de Inverno hein? alguém nestes Caminhos participou? ou ficou sabendo de alguma oficina e espetáculos bacana?
Teve! teve muita coisa bacana. Oficinas, espetáculos teatrais e shows. Mas não tão atrativos para atrair turistas e motivar os próprios itabiranos, como antes já aconteceu. Tempos né.. dos tempos de Drummond.
Deixo aqui registro da iniciativa, ainda que tímida, sobre o Festival Gastronômico da cidade. é uma boa para que possamos conhecer as opções etílicas que temos por aqui, mas que o Festival ainda tem muito a fazer tem.
No mais, deixo os comentários de nossos leitores andandes sobre o que acharam do Festival de Inverno em ano eleitoral.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Certezas e dúvidas do Brasileirão 2008

Quem vai ser o Campeão?
Quem vai para a segundona?
Quem consegue vaga na Libertadores?
Rafael Póvoa

Após 17 rodadas, o Campeonato Brasileiro começa a apontar algumas certezas e outras tantas dúvidas sobre algumas surpresas e decepções. Afinal, neste momento nenhuma das equipes pode justificar seus fracassos em outras competições.

A regularidade de Grêmio (líder) e Cruzeiro (vice-líder) já credenciam as equipes como candidatas – pelo menos – a uma vaga na Libertadores. Além disso, acredito que mineiros e gaúchos tenham reais condições de brigar pelo título. Por outro lado, o crescimento de Palmeiras (3º ) e São Paulo (4º ) promete esquentar a disputa.

Após início espetacular, o Flamengo parece ser a maior incógnita da competição. Conquistando apenas dois pontos em seis jogos, os rubro-negros caíram da 1ª para a 6ª posição . Entretanto, a equipe tem potencial para continuar lutando.

“Cavalo paraguaio?”
Até o momento, o Vitória é a mais grata surpresa da competição. Com um time jovem e ofensivo, a equipe baiana ocupa a 5ª posição . Todavia, a inexperiência de alguns jogadores e o crescimento de equipes mais fortes podem impedir que os baianos voltem a ocupar as primeiras posições.

Correndo por fora
Confesso que me decepcionei um pouco com o início do Internacional. Entretanto, com o recente crescimento da equipe e a contratação de D’ Alessandro, não ficaria surpreso se os Colorados chegassem à reta final brigando por uma vaga na Libertadores, ou quem sabe até pelo título.

O Fantasma que assusta
No início da competição quando víamos na zona do rebaixamento equipes como Santos (que fez uma boa Libertadores) e Fluminense (vice-campeão da competição continental), logo pensávamos: “Esta é uma situação temporária.” Porém, as rodadas foram passando e o Fluminense é o vice-lanterna, enquanto o Santos amarga a 17ª posição.
Moral da história: se continuarem pensando assim, santistas e/ou tricolores podem viver o drama do rebaixamento. Obviamente, muita coisa pode acontecer, mas todo cuidado é pouco.
Entretanto, acredito que clubes como Ipatinga, Atlético Paranaense, Náutico e Portuguesa tenho elencos mais fracos que Santos e Fluminense. Sendo assim, pelo menos um – se não ambos – deva se safar.

Novo América de Natal
Desde a 1ª rodada, alguns membros da mídia apostavam que o calouro Ipatinga repetiria a malfadada campanha do América de Natal. Pois bem, apesar de algumas boas partidas, o Tigre vem fazendo jus ao apelido e, no momento, está na lanterna da competição.


A maldição do Centenário?
Nem de longe este é o Centenário que sonhava a torcida do Atlético Mineiro. Após fracassar no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, o Galo faz uma campanha bastante irregular no Brasileirão. A equipe – que já teve três treinadores diferentes – oscila entre a sul-americana e a zona de rebaixamento.

Certezas
Com tantas dúvidas podemos esperar um Campeonato bastante disputado e definições (título, Libertadores, Sul-americana e rebaixamento) somente nas últimas rodadas. Estas são as únicas certezas que podemos ter. Porém, nunca é demais arriscar seus palpites.

Palpites:
Título:
Acredito que Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo (não necessariamente nesta ordem) têm mais potencial.
Libertadores: Além dos times citados acima, considero que Flamengo, Internacional e Grêmio tenham condições de brigar por uma vaga e eventualmente pelo título.
Rebaixamento: Na minha visão, Ipatinga, Atlético Paranaense, Náutico e Portuguesa têm os elencos mais fracos. Embora ainda veja com preocupação a situação de Santos e Fluminense.
Enquanto o Goiás parece ter escapado - tanto pelos reforços, quanto pelo rápido crescimento do time - Atlético Mineiro e Vasco vivem momentos de total incerteza na competição.