segunda-feira, 21 de julho de 2008

ELEIÇÕES NA ALDEIA
Lucas Alvarenga


Ahhhh ELEIÇÃO!!! De cabos eleitorais, dos santinhos na porta. Do som da moto ao pão com salame da tia Maria. Das ruas entupidas de panfletos e passeios obstruídos aos políticos suados da caminhada. Do sorriso sem graça e do aperto de mão frouxo...
Mas cadê a eleição?
Calma cocada! O prazo para a propaganda extemporânea já começou o que está faltando são as exigências feitas pelos Tribunais para que a Eleição possa efetivamente começar, e aí, já dá pra imaginar como vai ser.

Tais medidas foram necessárias para que dificultasse a corrupção, desvio de dinheiro público (leia-se João-de-Barro) e prática de lobby. Os candidatos têm de demonstrar sua escolaridade, expedir número CNPJ e abrir conta em banco específica para a eleição.

Além disso, o TRE-MG e a Cemig lançaram este ano uma campanha para o Voto Consciente “Seu voto é a sua voz”, para esclarecer os procedimentos da eleição e ainda alertar para a importância do voto consciente. As colinhas, que serão distribuídas aos cartórios eleitorais terão uma novidade, além de explicar passo-a-passo da votação e conter espaço para preenchimento dos números dos candidatos, terão um campo para que o eleitor escreva o nome dos candidatos escolhidos, para que possa guardar e acompanhar o desempenho deles durante o mandato.

***************************************************

Que coisa não!!! Encomendas dessa colinha no formato A3 e Banner já estão sendo feitas, para que possa acompanhar os políticos atuantes por aqui.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Campeonato emocionante

Rodada “embola” classificação

Com as vitórias de São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro e as derrotas de Flamengo e Vitória, a briga pelas primeiras posições do Brasileirão 2008 ficou ainda mais “quente”. Apesar de poucas mudanças de posição, a diferença de pontos diminuiu bastante.

Mesmo derrotado (1X0 contra o Coritiba),O Flamengo permanece na liderança com 26 pontos. No entanto, após vitória por 1X0 diante do Atlético Paranaense, o Cruzeiro se aproximou do líder e já conquistou 24 pontos. Ao empatar com o Sport (2X2), o Grêmio se manteve na 3ª posição e somou 22 pontos.

Fechando o chamado G4 – times que se classificam para a Libertadores – está o Palmeiras (4º com 21 pontos). A posição foi conquistada após o resultado positivo diante do Fluminense (3X1). A equipe do Parque Antártica foi “ajudada” pelo arqui-rival São Paulo (6º com 20) que superou o Vitória (5º com 20).

Na parte de baixo da tabela, não houve nenhuma mudança. Ou seja, Goiás (11 pontos), Fluminense (9), Santos (8) e Ipatinga (7) ocupam as últimas posições. No entanto, os Atléticos (Mineiro e Paranaense) já se vêem ameaçados pelo crescimento de clubes como Goiás e Fluminense. Os mineiros somaram 12 contra 13 pontos dos paranaenses.

Confira os resultados da 12ª Rodada

Quarta, 16/07/2008
Sport 2x2 Grêmio
Botafogo 4x0 Ipatinga
Figueirense 3x0 Santos
Portuguesa 3x2 Náutico
Vitória 1x3 São Paulo
Palmeiras 3x1 Fluminense
Cruzeiro 1x0 Atlético-PR
Quinta, 17/07/2008
Internacional 1x0 Atlético-MG
Coritiba 1x0 Flamengo
Vasco 1x1 Goiás

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Como evitar o desperdício da água!

Lucas Alvarenga

O uso racional e responsável da água é fundamental para o futuro da humanidade, já que o crescimento demográfico, a mudança na intensidade de consumo e o desenvolvimento das atividades humanas implicam maior pressão sobre os mananciais existentes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), no século 20, o uso da água cresceu duas vezes rapidamente do que a população.



NO BANHO


- Não tome banhos demorados e feche a torneira enquanto ensaboa. A cada minuto, mais de 20 litros de água vão embora pelo ralo.
- Coloque um balde embaixo do chuveiro para armazenar a água enquanto ela não esquenta. Essa água pode ser utilizada para outras atividades, como colocar a eoupa de molho.
- Caso seja viável, instale redutores de vazão. Eles diminuem a quantidade de água liberada pelo chuveiro.



NA PIA DO BANHEIRO


- Não escove os dentes ou faça barba com a torneira aberta.
- Instale aerador ou arejador (dispositivos que liberam ar ao mesmo tempo em que a água) nas torneiras do banheiro e da cozinha. Se possível, prefira o arejador de vazão constante (que faz com que a água saia da torneira em um fluxo contínuo.



NA COZINHA

- Ao lavar a louça, use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem. Isso ajuda a soltar a sujeira. Não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água.
- Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Sempre verifique se a torneira está bem fechada e se não há vazamentos. Se puder, use também o redutor de vazão e torneiras com aeradores.
- Se usar a máquina de lavar louça, ligue-a somente quando estiver com toda a sua capacidade preenchida.


BACIA SANITÁRIA




- Não use a privada como lixeira e nunca adicione a descarga á-toa.
- Mantenha a válvula sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
- Quando construir ou reformar, dê preferências às caixas de descarga no lugar de válvulas. Uma bacia sanitária acoplada com caixa d'água libera apenas seis litros de água por descarga, reduzindo o consumo em 50%.




NA LAVANDERIA E NO QUINTAL


- Deixe as roupas de molho por algum tempo antes de lavar.
- Use a máquina de lavar roupas com a carga máxima e evite o excesso de sabão, que aumenta o número de enxágues.
- Não reque as plantas nas horas quentes do dia. Muita água evapora antes mesmo de atingir as raízes. E molhe a base, não as folhas.
- Aproveite a água da chuva quando puder. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas e depois usá-la para regar as plantas.
- Para lavar a calçada e o pátio, não use mangueira. Use vassoura e balde, reutilizando a água de molho das roupas.
- Na construção ou reforma, mantenha jardins ou áreas vazadas para que o solo possa absorver água da chuva. Você estará contribuindo para a reposição de água do lençol freático.
- Lavando o carro, use balde em vez de mangueira.


terça-feira, 15 de julho de 2008

Em Itabira também tem Lançamento de Livro


Lucas Alvarenga
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade promoveu, no dia 17 de maio, o lançamento do livro "Falando de Itabira", da Educadora e Escritora Itabirana, Maria Rosa Martins da Costa Andrade.
Maria Rosa, em sua narrativa em prosa e verso acerca de personalidades, casos e fatos, dá a sua contribuição à história de Itabira, lançando este livro na esperança de fazer dele um instrumento de contato com outros que tentaram mostrar o pitoresco e o belo de nossa cidade.
"Falando de Itabira", além de reviver resquícios de uma cidade bem diferente do que a que agora nos apresenta, vem para propor transformar pessoas em outros eternos guardiões da memória itabirana.
Fonte: Jornal Tempo e Ética

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Programação do Cinema de Itabira

Espaço Cinemax – Programação 11/07 a 17/07
O GUERREIRO DIDI E A NINJA LILI
Todos os dias – 16h30 e 18h30
Gênero: Infantil
Indicação: LIVRE
No inicio do século XX, Lili é a filha de um jovem oficial europeu convocado para a guerra. Um Mestre oriental fica responsável pela educação dela, principalmente na milenar arte que deu origem aos ninjas. O Mestre recebe uma carta comunicando o desaparecimento do pai de Lili na frente de batalha. Ele, então, manda Lili de volta para a Europa para ser criada por sua única parenta viva, Morgana, sua milionária tia materna. Ele resolve enviar um guardião para a menina e conta com um voluntário para a missão: Didi. Entretanto, o trapalhão tem uma forma peculiar de utilizar seu treinamento ninja, o que não raramente resulta em confusões.
Fim dos Tempos
Todos os dias – 20h30
Gênero: Suspense
Indicação: 14 anos
Primeiro, em Nova York, uma mulher no Central Park começa a se esfaquear no pescoço logo depois de ser atingida pelo vento que carrega a toxina. Em uma construção próxima dali, o vento faz vários operários pularem para a morte. Daí em diante, sempre que há sinal de vento soprando é porque uma cena de morte se aproxima. Quando as mortes viram notícia, a mídia especula que se trata de um ataque biológico promovido por terroristas nas principais cidades de todos os países, embora não haja ligação política entre eles. A única informação precisa é que a toxina surgiu dos parques dessas cidades, o que, mais tarde, leva a descoberta de que a própria vegetação está produzindo a substância. Enquanto a toxina se espalha pelos EUA, Elliot Moore, um professor de ciência tenta escapar de trem junto com Alma, Julian – outro professor seu amigo - e a filha dele de sete anos, Jess.
O Melhor Amigo da Noiva (DUBLADO)
Todos os dias – 18h15
Gênero: Comédia
Indicação: 10 anos
Para Tom, a vida é boa: ele é sexy, bem sucedido, tem muita sorte com as mulheres e sabe que sempre pode contar com Hannah, sua encantadora melhor amiga, e única presença constante em sua vida. É a combinação perfeita, até que Hannah parte numa viagem de seis semanas, a negócios, para a Escócia... e Tom fica perplexo ao perceber como sua vida ficou vazia sem ela. Ele decide pedir Hannah em casamento assim que ela chegar - mas se frustra ao descobrir que ela ficou noiva de um belo e rico escocês, e planeja viver seu amor no exterior. Quando Hannah convida Tom para ser "sua dama de honra", ele aceita o papel, relutante, mas apenas para tentar persuadir Hannah e impedir o casamento, antes que seja tarde demais.
Sex and the City - O Filme
Todos os dias – 20h15
Gênero: Comédia Romântica
Indicação: 14 anos
"Sex and the City - O Filme" promete responder a todas as dúvidas que ficaram no ar quatro anos depois do final da famosa série da HBO: será que Carrie e Big vão finalmente se casar? Samantha vai conseguir se satisfazer com um homem apenas? Charlotte vai engravidar? E quanto a Miranda e Steve, viverão felizes para sempre? Carrie Bradshaw, escritora de sucesso e ícone fashion favorito de todo mundo, está de volta com a verve e a sagacidade de sempre, mais inspirada do que nunca. Ela continua a narrar sua própria história de sexo e amor na vida de uma mulher solteira obcecada por moda, na cidade de Nova York.
INGRESSOS
Sex/Sab/Dom R$ 8,00 / meia R$ 4,00
Seg a Qui R$ 6,00 / meia R$ 3,00

O cinema de Itabira está localizado à rua Tiradentes, número 95, Centro. Mais informaçoes: 3831 - 7172 ou http://www.espacocinemax.com.br/.

“A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM”

Balanço do Brasileirão


Opa... tem alguém aí????

Nós estamos de volta e mais uma vez pedindo desculpas aos leitores por esta ausência tão indesejada. Como não poderia deixar de ser, após 10 rodadas, o assunto é o Campeonato Brasileiro. O Brasileirão está mais emocionante e equilibrado do que nunca, tendo o Flamengo como líder (23 pontos) e uma diferença de três pontos entre o 2º colocado (Vitória com 20 pontos) e o 6º (Náutico com 17).

Lá embaixo, a briga também esquenta sendo que o Goiás (17º e, portanto, na zona de rebaixamento) tem 9 pontos, enquanto o Atlético Paranaense (12º e, no momento, qualificado para a Sul-Americana) têm 12.

O valor da vitória
Ou seja, nunca foi tão importante dizer que cada vitória pode mudar a tabela do campeonato. Ao passo que uma derrota, principalmente para um concorrente direto, pode fazer a equipe descer na classificação. Bons exemplos disso foram as vitórias de Coritiba (10º) e Vasco (7º). Ao derrotar o Sport (4X0), a equipe carioca subiu 4 posições. Melhor ainda foi a rodada para os paranaenses que subiram 6 posições após baterem a Portuguesa (4X0).

Por outro lado, Atlético Paranaense (12º) e Portuguesa (13º) pagaram caro por suas derrotas diante do Fluminense (3X0) e Portuguesa (4X0), respectivamente. Após o fracasso, os times caíram 4 posições.

Mineiros empatam
Após estar vencendo por dois gols de diferença, o Ipatinga acabou cedendo o empate no confronto contra o Cruzeiro (2X2). No Mineirão, o Atlético abusou dos gols perdidos e ficou no empate com o líder Flamengo (1X1). Após somarem 1 ponto, o Cruzeiro perdeu uma posição e agora é o 3º com 18 pontos, o Galo subiu 1 posição e é o 14º com 12, enquanto o Tigre se manteve na vice-lanterna com 7. Neste domingo, Ipatinga recebe Figueirense, enquanto Cruzeiro e Atlético fazem o grande clássico de Minas Gerais.


Confira os resultados da 10ª Rodada:

terça-feira, 1 de julho de 2008

Escola de Arbitragem

Lucas Alvarenga
Falando em Futebol, aqui em Itabira também tem um que é profissional/amador.
E para qualificar os árbitros, está sendo proposto pela LIFA (Liga Itabirana de Futebol Amador) uma Escolinha de Arbitragem.
O projeto prevê a renovação do quaro de arbitragem da liga a longo prazo, pois este precisa ser reformulado com o lançamento de novos juízes e auxiliares. A proposta do curso para novos árbitros seria em parceria com Ligas de Futebol Amador e Desportos de outras cidades para diminuir gastos para não pesar no bolso de ningúem.
***************************************
Boa idéia essa aí, o Ministério Público bem que poderia abraçar esta idéia de renovar e reciclar o quadro de juízes hein...